O que estão compartilhando: vídeo afirma que Balneário Camboriú, em Santa Catarina, terá o edifício mais alto do mundo em parceria com o empresário Elon Musk.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A prefeitura de Balneário Camboriú afirmou que o Plano Diretor da cidade não permite um empreendimento como o citado no vídeo. Musk não fez nenhuma declaração pública de que investiria em uma construção em Santa Catarina. As imagens e a narração do vídeo têm características de conteúdos gerados por inteligência artificial.
Saiba mais: vídeo compartilhado no Instagram afirma que Balneário Camboriú terá o edifício mais alto do mundo, e que a construção será feita em parceria com o empresário Elon Musk. “Balneário Camboriú está prestes a se tornar o epicentro da inovação global com a construção da torre da eternidade, um arranha-céu de 1.200 metros que promete ser o maior do mundo”, afirma o vídeo viral. Ele acompanha uma narração de voz masculina e imagens do suposto projeto, ambas com indícios de serem criadas a partir de inteligência artificial.
Nos comentários da publicação, muitos usuários acreditaram no boato: “Parabéns Elon Musk, por esse faraônico projeto que virá para valorizar mais ainda o nosso Brasil”, escreveu uma usuária. “Simplesmente fantástico! Obrigada MUSK pelo presente”, disse outro.
No entanto, não há nenhum projeto nessas circunstâncias sendo implementado em Balneário Camboriú. Segundo a Secretaria de Comunicação do município, trata-se de uma fake news. “Nosso Plano Diretor não permite um empreendimento como esse”, respondeu em nota.
Balneário Camboriú tem alguns dos edifícios mais altos do Brasil, mas nenhum chega a obter as medidas descritas no vídeo aqui checado. O One Tower, com 290 metros de altura, é o edifício residencial mais alto do Brasil. Em abril, o Estadão mostrou que uma construtora catarinense planeja erguer uma torre residencial de cerca de 500 metros em Balneário, a Triumph Tower. Se concretizado, este será o prédio residencial mais alto do mundo. Já o prédio mais alto do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros de altura.
Vídeo tem características de IA
As imagens do vídeo analisado têm características de criação por inteligência artificial (IA). Como exemplo, a voz robótica e sem entonação. Além disso, a imagem que mostra Elon Musk apresenta o fundo desfocado, o que é uma característica comum em conteúdos gerados por IA.
Saiba mais sobre o que é e como identificar deepfakes no conteúdo feito pelo Estadão Verifica:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.