O que estão compartilhando: que o empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) e da Tesla, anunciou sua primeira namorada robô, com inteligência artificial.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Há evidências de que a imagem compartilhada foi criada por meio de Inteligência Artificial (IA). A reportagem identificou na fotografia erros característicos da tecnologia, como distorções nas mãos e rostos borrados ao fundo. Além disso, o conteúdo foi publicado por uma conta satírica do bilionário, que costuma compartilhar imagens falsas de Musk.
Saiba mais: por meio de uma busca reversa de imagens (aprenda aqui como fazer), o Estadão Verifica localizou a imagem compartilhada em uma postagem da conta “Not Elon Musk” no X. O perfil se apresenta como uma conta satírica do bilionário proprietário da rede social. Veja abaixo.
A imagem tomou proporção viral e foi disseminada como se fosse real em outras contas. No Instagram, uma postagem com mais de 350 mil visualizações afirma que “Elon Musk anunciou sua primeira namorada robô, com inteligência artificial”.
O Estadão Verifica pesquisou a foto na conta oficial de Musk no X, mas não encontrou (veja aqui). Também não há nenhum anúncio de “namorada robô”, ao contrário do que afirmam postagens falsas. A imagem, como mencionado anteriormente, foi publicada em uma conta paródia.
Na foto, é possível identificar erros característicos de mídias geradas por IA. A mão de Musk, por exemplo, está distorcida. Os rostos que aparecem ao fundo da imagem não têm nitidez e parecem apenas borrões. No prato colocado em frente à “robô”, o símbolo da Tesla aparece com letras ilegíveis, outro erro comum em imagens geradas artificialmente.
O Hive AI Detector, ferramenta que afirma identificar o uso de inteligência artificial em mídias, apontou a fotografia como 99.8% gerada por IA.
A Tesla, de fato, investe em “robôs humanoides”. São os chamados “Robôs Tesla”, que, de acordo com a empresa, são capazes de executar “tarefas inseguras, repetitivas ou chatas”. Não há projeto de “namorada robô”, como disseminado nas redes sociais.
Este boato também foi desmentido pelo UOL Confere e Chequeado, agência de checagem argentina.
Como lidar com postagens do tipo: a inteligência artificial tem capacidade de gerar conteúdos que imitam a imagem de personalidades públicas, como é o caso de Elon Musk. Muitas vezes, essas mídias são criadas sem o consentimento dessas pessoas para aplicar golpes, causar polêmicas, disputas políticas ou simplesmente espalhar desinformação. O Estadão Verifica já publicou um manual com dicas sobre como identificar conteúdos gerados pela tecnologia e explicações sobre como funciona a IA.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.