Vídeo antigo de Fábio Júnior criticando o governo federal volta a circular sem contexto

À época, cantor fez show no Brazilian Day e opinou sobre cenário político

PUBLICIDADE

Foto do author Gabriel Belic

O que estão compartilhando: vídeo em que o cantor Fábio Júnior critica “roubalheira” de políticos brasileiros. “Será que a Globo e o PT gostaram disso”, diz a legenda sobreposta.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: está fora de contexto. O vídeo compartilhado nas redes sociais não é recente. O registro é de 2015, quando o cantor Fábio Júnior fez críticas a políticos brasileiros durante um show em Nova York.

Vídeo de Fábio Jr. criticando governo é de 2015 Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE

Saiba mais: recentemente, o registro do show do cantor foi tirado de contexto e compartilhado nas redes sociais como se fosse atual. Na realidade, o vídeo é de 2015. Em 6 de setembro daquele ano, Fábio Jr. fez uma apresentação na 31ª edição do Brazilian Day, evento dedicado aos imigrantes brasileiros que moram em Nova York.

Durante seu show, o cantor se enrolou na bandeira do Brasil e fez críticas à classe política do País. No vídeo compartilhado, Fábio Jr. diz: “O que está escrito na nossa bandeira? Ordem e progresso. Vocês sabem o que está acontecendo no Brasil? Desordem e roubalheira. É uma quadrilha. Eu tenho o maior orgulho de vestir essa bandeira, mas às vezes tenho vergonha alheia de ver os nossos governantes roubando e metendo a mão. E eu querendo ser brasileiro, querendo agradecer o lugar onde eu nasci, o País que eu acredito”.

Publicidade

Em seu discurso, o cantor mencionou os nomes da então presidente Dilma Rousseff, de Luiz Inácio Lula da Silva e José Dirceu. O cantor também criticou o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), hoje Movimento Democrático Brasileiro (MDB). “Dilma, Lula, Zé Dirceu, PMDB, vocês não têm mais o que fazer, não?”, disse.

Como lidar com postagens do tipo: o conteúdo viral analisado omite a data do vídeo e isso pode induzir ao erro. Para atestar a veracidade da publicação e o contexto do registro, é possível fazer uma busca reversa ou, então, uma busca por palavras-chave no seu buscador de preferência (neste caso, tente pesquisar pelos termos Fábio Jr. + PT, por exemplo).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.