Vídeo não mostra Força Aérea Portuguesa levando doações ao RS; Latam faz o transporte de donativos

Imagens de avião decolando são de 2023; companhia aérea começou a levar roupas angariadas por brasileiros na Europa, após articulação do governo brasileiro

PUBLICIDADE

Por Maria Eduarda Gomes

O que estão compartilhando: vídeo de avião da Força Aérea Portuguesa decolando. Legenda sobreposta diz que ele estaria “com os donativos arrecadados” para o Rio Grande do Sul “rumo ao Brasil”.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: o vídeo está fora de contexto. A gravação foi feita no aeroporto de Lisboa, em dezembro de 2023, antes da catástrofe ambiental acontecer (assista aqui). Nesta sexta-feira, 17, os mantimentos arrecadados em Portugal começaram a ser transportados para o Brasil, em um voo da companhia aérea Latam.

Transporte de donativos arrecadados em Portugal é feito por empresas aéreas, e não pela Força Aérea Portuguesa. Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Saiba mais: Ao Verifica, o Itamaraty informou que o primeiro carregamento aéreo partiu nesta sexta-feira, 17, às 9h40, no horário de Lisboa. As doações continuarão em voo da Latam até Canoas no sábado, 18, às 12h20.

O transporte de cerca de 300 toneladas de itens doados pelo grupo SOS RS em Portugal está sendo realizado em uma ação conjunta com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Embaixada do Brasil em Lisboa.

No Instagram, a Embaixada informou que priorizou o envio de de roupas de inverno, casacos, edredons e cobertores, devido às baixas temperaturas registradas no sul do Brasil.

Publicidade

A organização de voluntários SOS RS em Portugal também divulgou a informação em suas redes sociais. Também disse que cerca de 100 toneladas seguirão para o Brasil nos próximos dias por meio de navios. Os mantimentos sairão da cidade do Porto.

Empresas como a companhia aérea TAP e a transportadora Maersk também estão envolvidas nas negociações. A previsão é que o restante dos donativos seja levado ao Brasil de forma escalonada, à medida que as companhias disponibilizarem espaços para o transporte da carga.

Como verificar postagens do tipo: Vídeos e imagens suspeitos podem ser verificados pela ferramenta de busca reversa de imagens (aprenda como fazer). O vídeo checado já acumula ao menos 300 mil visualizações no TikTok. A postagem foi inicialmente feita por um perfil de apoio ao deputado português André Ventura, em 14 de maio. O líder do partido de extrema-direita Chega já foi alvo de checagem do Estadão Verifica. Ele espalhou o boato de que o Brasil teria rejeitado as doações de Portugal ao Rio Grande do Sul. À época, o Itamaraty informou que os dois países negociavam como realizar o transporte das doações organizadas por civis portugueses.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.