O que estão compartilhando: que um vídeo mostra o furacão Milton, que chegou aos Estados Unidos nesta quarta-feira, 9, provocando “formações de nuvens impressionantes” sobre uma praia.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: o vídeo está fora de contexto. Ele foi gravado na praia de Fort Walton, na Flórida, em junho de 2021. A formação de nuvens foi registrada por turistas e publicadas nas redes sociais (aqui e aqui). Trata-se de nuvens do tipo asperitas. De acordo com o Atlas Internacional de Nuvens, da Organização Mundial de Meteorologia, essas nuvens têm formato de onda, principalmente na parte inferior. A depender da iluminação e da espessura, podem “gerar efeitos visuais dramáticos”.
Saiba mais: O conteúdo investigado foi publicado do Threads e obteve mais de 2 mil interações. O Estadão Verifica já investigou outros posts desinformativos sobre a passagem do furacão Milton pelos Estados Unidos.
Mais checagens sobre o furacão Milton
Vídeo foi gravado em píer na Flórida, em 2021
Uma busca reversa de imagens (veja aqui como fazer) levou a diversas publicações nas redes sociais do mesmo conteúdo. A maioria das postagens é anterior a 2024, o que já permite concluir que a foto não mostra o furacão Milton. Ele atingiu a Flórida esta semana.
A imagem mais antiga foi localizada através da busca reversa usando a ferramenta Yandex. Os resultados levaram a um post que reproduzia um vídeo feito pelo programa de notícias Liputan 6, da Indonésia, transmitido pela SCTV e Moji.
O Estadão Verifica buscou pelo título do vídeo e encontrou a publicação original, de 29 de junho de 2021, no site do noticiário. O texto dizia que o fenômeno foi registrado em Fort Walton Beach, no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
Ao buscar por imagens da praia, foram localizados registros do mesmo píer, o que comprova que as imagens foram mesmo feitas naquele local.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.