PUBLICIDADE

Postagens tiram de contexto vídeo de Gil do Vigor para cobrar dinheiro de ‘Valores a Receber’

Sistema do Banco Central que permite consultar se há dinheiro esquecido em bancos é gratuito; ex-BBB alertou sobre golpes que usam sua imagem indevidamente

PUBLICIDADE

O que estão compartilhando: vídeo em que Gil do Vigor fala sobre o sistema de Valores a Receber, do Banco Central. A mensagem é reproduzida em uma página não oficial no Facebook.

O Estadão Verifica investigou e concluiu: as informações dadas por Gil são verdadeiras, mas foram tiradas de contexto. O vídeo está sendo aproveitado por páginas nas redes sociais para direcionar usuários a links sem ligação alguma com o Banco Central (BC). O único site onde é possível fazer a consulta do Sistema Valores a Receber é o https://valoresareceber.bcb.gov.br. A plataforma informa se o usuário tem dinheiro “esquecido” em algum banco.

Em outra postagem, Gil do Vigor alertou sobre golpes que usam seu vídeo para cobrar valores indevidamente. Foto: Reprodução/Facebook

PUBLICIDADE

Saiba mais: O vídeo original em que o ex-BBB e economista Gil do Vigor informa sobre o sistema Valores a Receber, do Banco Central, foi postado em janeiro deste ano. Ele cita a notícia de que R$ 7,51 bilhões em recursos esquecidos no sistema financeiro podem ser sacados por brasileiros até o fim de novembro e mostra imagens do site do BC, com o passo a passo. Entretanto, páginas falsas têm publicado o vídeo com legendas e links sem conexão alguma com o Banco Central.

No caso verificado aqui, a página no Facebook usa indevidamente a logomarca da Caixa Econômica Federal no texto sobreposto ao vídeo e a do governo federal na foto de perfil. O autor da página não interage com comentários nas publicações e as postagens não têm relação alguma entre si. Com ajuda da busca reversa de imagens, foi possível identificar que a foto de perfil anterior era uma imagem aleatória de um professor da Universidade de São Paulo (USP).

O próprio Gil alertou para o uso indevido de seu vídeo para aplicar golpes, em fevereiro. Ele afirma que vários perfis tiraram de contexto seu vídeo e cobraram dinheiro com a promessa de acesso aos valores esquecidos.

Como explicou o Estadão, todo o Sistema de Valores a Receber do Banco Central é gratuito. Aplicativos e sites que prometem dinheiro esquecido em contas de bancos mediante pagamento de tarifa são fraudulentos.

Reportagens da Valor Investe, InfoMoney e Rádio Itatiaia também alertaram para golpes que usam a imagem do ex-BBB.

Publicidade

Como lidar com postagens desse tipo: São bastante comuns páginas e aplicativos fraudulentos que prometem acesso ao Sistema de Valores a Receber. Por isso, o próprio Banco Central do Brasil fez alguns alertas em sua página oficial. Confira:

  • Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
  • O Banco Central não envia links, nem entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
  • Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela nunca vai pedir sua senha.
  • Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.