É montagem vídeo que mostra Kamala Harris com cartaz ‘comunistas revolucionários da América’

Filmagem verdadeira permite identificar que imagens foram manipuladas; pôster original faz referência à profissão de Tim Walz, que concorre à vice-presidência dos EUA ao lado da democrata

PUBLICIDADE

Foto do author Gabriel Belic

O que estão compartilhando: que a vice-presidente dos Estados Unidos e candidata à presidência, Kamala Harris, tirou foto com um cartaz escrito “Revolutionary Communists of America” (Comunistas Revolucionários da América).

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso, pois o vídeo original foi manipulado. A gravação autêntica mostra “Kamala and the coach” (Kamala e o treinador, em português) escrito no cartaz. A frase faz referência a Tim Walz, candidato a vice da democrata, que é ex-professor do ensino médio e técnico de futebol americano.

É montagem vídeo que mostra Kamala Harris com cartaz de ‘comunistas revolucionários da América’ Foto: Reprodução/Telegram

PUBLICIDADE

Saiba mais: um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra Kamala Harris e Tim Walz posando para uma foto com um cartaz. No pôster, é possível ler “Revolutionary Communists of America”, com o símbolo do comunismo. Abaixo, há outro cartaz estampado com líderes e filósofos comunistas: Karl Marx, Friedrich Engels, Vladimir Lenin, Josef Stalin e Mao Tsé-Tung. A filmagem, no entanto, foi manipulada.

Por meio de uma busca reversa de imagens (veja aqui como fazer), o Estadão Verifica localizou a gravação original em uma postagem no X, publicada pelo jornalista Brahm Resnik em 9 de agosto deste ano. O vídeo autêntico permite identificar que o cartaz foi editado para inserir referências ao comunismo. Originalmente, Kamala e Walz tiraram foto com o pôster “Kamala and the coach”. Veja abaixo.

A frase, traduzida como “Kamala e o treinador”, é uma referência à profissão de Walz, que concorre à vice-presidência ao lado da democrata. Atualmente, ele é governador do Estado de Minnesota, mas atuou também como professor de ensino médio e técnico de futebol americano. A selfie foi publicada no Instagram pelos dois políticos.

Publicidade

No vídeo manipulado, há uma marca d’água do “Dilley Meme Team”, página que se apresenta como “máquina de guerra online de Trump”. O grupo costuma manipular mídias digitalmente para produzir conteúdos a favor do republicano. A página, no entanto, afirma sinalizar suas publicações como humorísticas.

Este boato também foi desmentido pela AFP Checamos.

Como lidar com postagens do tipo: vídeos suspeitos de manipulação digital podem ser verificados por meio de uma busca reversa de imagens. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a descobrir se aquela mídia já foi compartilhada antes na internet, em quais sites e em qual contexto. A filmagem aqui analisada apresenta indícios de montagem, como erros de recortes no cartaz falso para sobrepor ao pôster verdadeiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.