O que estão compartilhando: vídeo em que o presidente Lula estaria supostamente dizendo que cursou Medicina na cidade de Teófilo Otoni (MG).
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. No trecho da entrevista publicada, o presidente diz: “Eu fiz a faculdade de Medicina lá que é uma coisa extraordinária”. De forma isolada dá a entender que ele teria cursado medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha (Ufvjm) na cidade. O que ele quis dizer é que a faculdade foi construída durante o seu segundo mandato. De fato, o Campus de Teófilo Otoni foi inaugurado em 2010. Já o curso de medicina foi criado na universidade em 2014, durante o governo Dilma Rousseff.
De acordo com a biografia do presidente no site do Palácio do Planalto (confira aqui), Lula possui formação de torneiro mecânico pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Saiba mais: em entrevista concedida à rádio FM O Tempo, em 28 de junho, Lula falou que pretende visitar algumas cidades de Minas Gerais. O presidente cita o desejo de visitar a região do Vale do Mucuri, na região leste do Estado, e destaca Teófilo Otoni. Ao se referir à cidade, após 1 hora e 12 minutos da entrevista, Lula diz: “Eu fiz a faculdade de Medicina lá que é uma coisa extraordinária”.
A UFVJM foi fundada em 1953, pelo então presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira. O Campus Avançado do Mucuri, que fica no município de Teófilo Otoni, foi inaugurado por Lula durante o seu segundo mandato, em 2010. O curso de medicina da UFVJM foi implementado em 2014, no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.
Lula participou em Belo Horizonte, em 28 de junho, de cerimônia para o anúncio de investimentos do Governo Federal em Minas Gerais. Também cumpriu agenda nas cidades de Contagem e Juiz de Fora. Esta foi a quarta visita de Lula ao Estado, neste mandato.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.