O que estão compartilhando: vídeo que mostraria a jornalista Marília Gabriela “detonando” o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ela teria chamado o magistrado de “canalha” e “imperialista”.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Na verdade, quem aparece na gravação é Regina Velloso, empreendedora que faz comentários políticos nas redes sociais. Em 2024, o Verifica desmentiu o mesmo boato que a confundia com Marília Gabriela. Na ocasião, Regina afirmou à reportagem que nunca teve “a intenção de se comparar com a jornalista em questão”.
Leitores pediram a checagem desse conteúdo no WhatsApp, pelo número (11) 97683-7490.
Saiba mais: voltou a circular nas redes sociais vídeo atribuído à jornalista Marília Gabriela com críticas direcionadas ao ministro Alexandre de Moraes. A gravação, no entanto, não foi feita pela apresentadora, e sim pela influenciadora Regina Velloso.
Regina se apresenta nas redes sociais como mentora e publica principalmente vídeos com comentários políticos. Não é a primeira vez que seus conteúdos são compartilhados fora de contexto e atribuídos a Marília Gabriela.
Em 2024, o mesmo vídeo foi checado pelo Estadão Verifica. À reportagem, Regina afirmou que nunca teve a intenção de se comparar à apresentadora.
O vídeo original foi publicado em sua conta no Instagram, no dia 14 de agosto do ano passado. Ela comentava uma notícia publicada pela Folha de S. Paulo, a qual informou que Alexandre de Moraes solicitou relatórios ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enquanto presidia a Corte, para serem usados no STF.
Outros conteúdos de Regina, com críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e às Forças Armadas, também foram atribuídos erroneamente à jornalista. Os boatos foram checados pelas agências UOL Confere e Aos Fatos.
Como lidar com postagens do tipo: Comentários feitos por figuras públicas são facilmente repercutidos no mundo digital. Assim, um vídeo da apresentadora Marília Gabriela com críticas direcionadas a um ministro do Supremo Tribunal Federal teria relevância em diferentes jornais do País. O boato aqui checado pode ser facilmente desmentido por meio de uma pesquisa por palavras-chave em um buscador online. Aqui, a reportagem buscou por “Marília Gabriela” e “Alexandre de Moraes”. Os resultados mais relevantes direcionam a checagens semelhantes, o que demonstra a falsidade do conteúdo.