Vídeo não mostra avião afetado por vírus HMPV na China; imagens foram feitas na Itália

Imagens são de 23 de dezembro, quando passageiros passaram mal em voo da British Airways; caso não tem relação com surto de doença respiratória

PUBLICIDADE

Foto do author Clarissa Pacheco
Atualização:

O que estão compartilhando: vídeo mostra um avião sendo aparentemente descontaminado com passageiros a bordo. As postagens afirmam que essa medida seria em razão do surto do vírus HMPV na China.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo mostra uma aeronave da empresa British Airways que voava de Londres para Sharm el-Sheikh, no Egito, em 23 de dezembro do ano passado. As imagens foram feitas quando o avião fez um pouso de emergência em Veneza, na Itália, após quatro pessoas passarem mal. Três tripulantes e um passageiro, todos britânicos, tiveram sintomas como náusea e tontura. O caso não tem relação com o surto de HMPV na China.

 Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE

Saiba mais: O metapneumovírus humano (HMPV), que registra neste momento um surto na China, não é uma doença nova, diferentemente do que afirmam postagens virais na internet. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), trata-se de “um vírus respiratório comum que circula em muitos países do inverno até a primavera, embora nem todos os países testem e publiquem rotineiramente dados sobre tendências do HMPV”.

De acordo com a entidade, “embora alguns casos possam ser hospitalizados com bronquite ou pneumonia, a maioria das pessoas infectadas com HMPV apresenta sintomas respiratórios superiores leves, semelhantes ao resfriado comum, e se recupera após alguns dias”. Apesar do aumento de registros desde o final de dezembro na China, a OMS considera esse aumento “dentro da faixa esperada para esta época do ano”.

Publicidade

Sintomas de passageiros no avião foram neurológicos, não respiratórios

O vídeo analisado foi encontrado em um post feito pelo fotógrafo de moda e celebridades Nicky Johnston, no X. Segundo ele, houve “gases” no avião.

A companhia aérea respondeu ao post do fotógrafo pedindo desculpas pelo ocorrido. O pouso de emergência foi noticiado em sites especializados em aviação (1, 2) e na imprensa local. A tripulação declarou emergência e pediu autorização para um pouso de emergência quando sobrevoava o Mar Adriático.

As quatro pessoas sentiam sintomas neurológicos leves, como tontura, diferentes dos sintomas respiratórios do HPMV. Bombeiros fizeram uma varredura, mas não encontraram contaminantes no local. As quatro pessoas foram examinadas por uma equipe médica que descartou condições graves, apesar de a causa dos sintomas não ter sido descoberta.

Um dos sinais de que não havia pânico no avião com relação ao HMPV era o comportamento dos passageiros: nenhum deles usava máscara. Durante a pandemia de covid-19, o item foi obrigatório em aeronaves.

Publicidade

O Aos Fatos também checou este conteúdo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.