O que estão compartilhando: postagem diz que é “fake news” que o candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) tenha saído de ambulância do debate realizado na TV Cultura, no último dia 15, após ter sido agredido com uma cadeirada pelo candidato José Luiz Datena (PSDB).
O Estadão Verifica apurou e concluiu que: é falso. As equipes da TV Cultura e de Marçal confirmaram que o candidato entrou em uma ambulância contratada pela emissora e seguiu até o Hospital Sírio-Libanês, onde foi atendido. A ambulância estava estacionada no Teatro B32, onde foi realizado o debate. A equipe do hospital informou que o ex-coach sofreu um traumatismo no tórax, sem maiores complicações.
Saiba mais: o vídeo divulgado na postagem mostra os bastidores do debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo na TV Cultura, no último dia 15, logo após o episódio da cadeirada de José Luiz Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB). Na cena, Marçal está em pé, no púlpito, como se estivesse disposto a retomar o debate. Na tela do vídeo, foram inseridas as frases: “novo vídeo de bastidor desmente Marçal!” e “candidato tinha decidido continuar no debate. Saiu para fazer sensacionalismo”.
O debate teve início às 22h, no Teatro B32, no Itaim Bibi, em São Paulo. Ao Verifica, a assessoria de imprensa da TV Cultura confirmou que havia uma ambulância particular no teatro. “É de praxe a TV Cultura contratar ambulância em eventos e gravações”, disse a emissora. A TV informou ainda que Marçal entrou num veículo de sua campanha e seguiu até a ambulância, na qual “o candidato entrou juntamente com sua equipe e, na sequência, seguiram para o Hospital Sírio Libanês”.
Leia também
Contatada, a equipe de Marçal disse que, inicialmente, o candidato entrou em seu próprio carro para ser levado até o hospital. E que, na sequência, sua equipe achou mais apropriado seguirem numa ambulância até o hospital. “Tinha uma ambulância parada no próprio estacionamento do teatro e foi nela que seguimos até o hospital”, explicou a assessoria.
Sobre a decisão inicial de seguir no debate, a assessoria de Marçal afirmou que o candidato voltou para não ser penalizado e porque Datena ainda não tinha sido expulso do debate. A equipe do ex-coach comunicou que, em seguida, ele começou a se queixar de dores e dificuldade para respirar, o que fez com que ele fosse levado ao hospital.
Marçal foi atendido no Hospital Sírio-Libanês. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, o candidato do PRTB teve “traumatismo na região do tórax à direita e em punho direito, sem maiores complicações associadas”. Ele foi avaliado pelas equipes de clínica médica e de ortopedia e teve alta.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.