Vídeo com centenas de peixes em estrada foi gravado após acidente de trânsito, e não enchente

Imagens foram compartilhadas em rede social chinesa e circulam fora de contexto no Brasil

PUBLICIDADE

O que estão compartilhando: vídeo em que homem afirma que uma enchente espalhou centenas de peixes na estrada.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Os peixes foram parar na via devido a um acidente de trânsito. O Estadão Verifica encontrou outros vídeos do mesmo momento que mostram um caminhão tombado ao lado dos animais. As imagens foram compartilhadas em uma rede social chinesa há mais de três semanas.

Não foram chuvas que espalharam peixes em estrada. Animais foram parar na via porque o caminhão que os transportava tombou na via Foto: Reprodução/Facebook

PUBLICIDADE

Saiba mais: Um usuário do Facebook gravou a si mesmo comentando um vídeo que mostra centenas de peixes alaranjados espalhados em uma estrada. “Nesse lugar aí deu uma chuva muito grande. A enchente passou por cima do asfalto e deixou essa ruma de peixes”, diz ele. Na legenda da publicação, ele sugere que os animais teriam caído do céu: “Chuva de peixe será”, escreveu.

O vídeo foi visto 11 milhões de vezes e tem cerca de 1,2 mil comentários. Dentre eles, destacam-se os que atribuem uma explicação divina ao acontecimento. “Isso é tornado que passa pelo mar e depois os peixes caem. Jesus está voltando”, escreveu uma pessoa. “Meu Deus Jesus tá voltando”, disse outra. “Olha, Jesus Está Voltando. É Coisa De Deus”, afimou um terceiro.

Publicidade

Acidente de trânsito espalhou peixes na via

O Verifica bateu uma foto do vídeo e fez uma busca reversa de imagens (clique no link para aprender a usar) no Google, no Yandex e no Baidu para descobrir outras publicações que mostrassem peixes espalhados em estradas.

No Baidu, buscador da China, foi encontrado o mesmo vídeo que viralizou no Facebook. Na imagem abaixo, ele está destacado em azul.

Captura de tela da busca reversa de imagem feita no buscador Baidu Foto: Reprodução/Baidu

Ao clicar no resultado destacado em azul somos direcionados para um site chinês que publicou um vídeo onde é possível ver os peixes alaranjados espalhados na via e um caminhão tombado ao lado deles. A tradução da página para o português feita pelo Google diz: “O carro que transportava o peixinho dourado capotou e uma visão inesperada e magnífica ocorreu”.

A equipe do Verifica copiou os mesmos ideogramas que estavam no site chinês e os utilizou para fazer uma busca na rede social Doyin, a versão do Tiktok que funciona na China, e encontrou mais um vídeo do acidente filmado de outro ângulo. Abaixo, o vídeo alvo desta checagem e o encontrado no Doyin foram colocados juntos. Assista:

Publicidade

Por que cenas de desastre costumam ser relacionadas à religião?

Publicações nas redes sociais que mostram acontecimentos estranhos ou cenas de desastres climáticos, como enchentes e terremotos, costumam ser acompanhadas de comentários que buscam uma explicação religiosa para os ocorridos. Na avaliação do professor do programa de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) Marcelo da Silva Carneiro isso vem de uma interpretação literal da Bíblia.

“Certas literaturas bíblicas tem realmente um escopo de desastre. Isso aparece principalmente no material apocalíptico”, pontuou o professor. “Isso tem a ver com a mentalidade daquela época. Nós estamos falando de 600 anos antes de Cristo a 50 anos depois de Cristo. Ou seja, um período da Antiguidade em que a base do pensamento não era científico. Todos os fenômenos da natureza eram lidos e compreendidos numa perspectiva mítica, da ação dos deuses”.

Na avaliação dele, as explicações baseadas em fatos são desacreditadas porque para algumas pessoas o mais importante é o que está na Bíblia. “Ao se apegarem ao pensamento mítico todo o aspecto científico vai ficando pra trás”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.