Postagem tira de contexto reportagem de 2020 que alertava para ‘novo vírus na China’

Trecho original do noticiário é de janeiro de 2020 e está disponível completo no YouTube

PUBLICIDADE

O que estão compartilhando: trecho do noticiário Hoje em Dia, da Record TV, afirma que um novo vírus foi identificado na China. A reportagem diz que o agente causa forte pneumonia e que mais de 50 pessoas já foram internadas. A legenda da postagem afirma: “Todos oremos para que não chegue ao Brasil” e “Curiosidades do oculto”.

O Estadão Verifica investigou e concluiu: está fora de contexto. A reportagem original é do dia 7 de janeiro de 2020 e se refere ao vírus que causa a covid-19. O conteúdo circula ao mesmo tempo em que a imprensa investiga o vírus HMPV, que está se espalhando na China. Médicos afirmam que a situação atual é muito diferente da pandemia e bem menos preocupante.

Foi omitida a data da reportagem original. A reportagem original é do dia 7 de janeiro de 2020. Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE

Saiba mais: O conteúdo verificado aqui foi postado no Instagram na primeira semana de 2025. A postagem omite a data da reportagem original. A narração pode confundir, pois o vídeo afirma que o novo vírus foi descoberto pouco antes do Ano Novo Chinês. Em 2020, a data foi comemorada dia 25 de janeiro. Este ano, será comemorada dia 29 deste mês. Foram acrescentadas à reportagem música de fundo e legendas para tentar gerar alarde nas redes.

Para encontrar o vídeo original, bastou pesquisar pelo tema nas redes do noticiário Hoje em Dia. A reportagem completa consta no YouTube oficial do programa, com a legenda “O novo vírus que causa forte pneumonia teria sido espalhado pela contaminação de peixes e animais exóticos. Na cidade de Wuhan, região central do país [China], 59 pessoas foram infectadas, sete delas estão internadas em estado grave.”.

Publicidade

A reportagem foi publicada dia 7 de janeiro de 2020. Na data, foi identificado um novo vírus, da família dos coronavírus, como causa dos quadros de pneumonia. Quatro dias depois, Pequim anunciou a primeira morte oficial por covid-19. O coronavírus que levou à pandemia era um patógeno novo, então o sistema imunológico das pessoas não tinham defesas contra ele.

Já o HMPV é um patógeno conhecido, semelhante ao “vírus sincicial respiratório” (VSR). A maioria das infecções causadas por esse agente é leve, lembrando resfriados comuns. As autoridades chinesas reconheceram o aumento nos casos de HMPV, mas enfatizaram que o vírus é conhecido e não representa uma grande preocupação.

Boatos aproveitando notícias antigas sobre a covid-19 têm circulado recentemente. Esta semana, o Estadão Verifica também desmentiu uma postagem nas redes que descontextualizava uma reportagem do dia 15 de janeiro de 2020, do jornal Record News. O conteúdo enganoso alertava para aumento de contágios na China, e tentava criar alarde com a chegada do Carnaval no Brasil.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.