Fotos mostram queda de avião na Flórida, não em Gramado

Imagens de fevereiro deste ano circulam fora de contexto nas redes sociais

PUBLICIDADE

O que estão compartilhando: fotos que seriam do avião que caiu em Gramado, na serra gaúcha, na manhã deste domingo, 22. As imagens mostram uma alta coluna de fogo e de fumaça preta. A postagem afirma que uma das vítimas era um famoso produtor.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso, porque as fotos em questão são de um acidente aéreo que ocorreu na Flórida, nos Estados Unidos, em 9 de fevereiro. A queda em Gramado deixou 10 mortos, todos passageiros da aeronave. Entre as vítimas, está o empresário da Galeazzi & Associados Luiz Claudio Galeazzi, que pilotava o avião. Além dele, sua mulher, três filhas, a sogra, outro casal e duas crianças morreram.

Fotos de acidente aéreo que circulam no Facebook não são do avião que caiu em Gramado (RS) Foto: Reprodução/Facebook

Saiba mais: Na manhã de domingo, 22, uma página do Facebook postou fotos de um avião em chamas em uma rodovia. Na legenda, o autor do conteúdo escreveu: “Avião cai no centro de Gramado um (sic) das vítimas era o famoso produtor”.

Fotos são de acidente nos Estados Unidos

PUBLICIDADE

As imagens que aparecem na postagem do Facebook não são do avião que caiu em Gramado, mas sim de um acidente aéreo que ocorreu em fevereiro, nos Estados Unidos.

O Estadão Verifica fez uma busca reversa de imagem (aprenda a como fazer) e obteve como um dos resultados a reportagem do portal Metrópoles “Vídeo: pessoas escapam de avião em chamas após acidente aéreo nos EUA”, publicada em 11 de fevereiro de 2024.

Um dos resultados da busca foi uma matéria do portal Metrópoles, destacada em vermelho na imagem, que tem uma foto igual a que aparece na postagem do Facebook. Foto: Reprodução/Google

As imagens do acidente aéreo exibidas pelo Metrópoles são iguais às fotos da postagem do Facebook. De acordo com o veículo jornalístico, cinco pessoas estavam a bordo do jato de modelo Bombardier Challenger 600. Duas morreram e as outras três conseguiram escapar do avião em chamas.

Reportagem feita pelo jornal The New York Times explica que a aeronave caiu a uma distância de poucos quilômetros do aeroporto da cidade de Naples, na Flórida. “Eles estavam programados para aterrissar por volta das 3h15 aqui em Naples e, cerca de dois ou três minutos antes disso, nossa torre recebeu a informação dos pilotos de que eles haviam perdido os dois motores”, disse Robin King, diretor de comunicações do aeroporto ao NYT.

O texto do NYT informa que o número de registro da aeronave - código que funciona de maneira semelhante a uma placa de licença em um carro, identificando individualmente cada avião - era N823KD. Essa sequência de caracteres aparece em uma das fotos da postagem do Facebook que erroneamente identificou a aeronave como sendo a que caiu em Gramado.

Publicidade

Em uma das imagens divulgadas na postagem do Facebook é possível ver o número de registro da aeronave. Foto: Reprodução/Facebook

O número de registro de uma aeronave permite, dentre outras coisas, identificar a nacionalidade dela. Registros que começam com a letra N indicam que o avião é dos Estados Unidos.

Avião que caiu em Gramado tinha registro nacional

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o registro do avião que caiu ontem em Gramado era “PR-NDN”. Aeronaves cujos dois primeiros caracteres são PT, PP, PR ou PU são de nacionalidade brasileira.

O avião que caiu na manhã de ontem em Gramado, na serra gaúcha, na região da Avenida das Hortênsias, era um turboélice bimotor de pequeno porte. O acidente deixou 10 pessoas mortas, todas da mesma família, e atingiu três construções.

Na manhã desta segunda-feira, 23, a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul concluiu o trabalho de retirada de corpos do local onde caiu a aeronave.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.