O que estão compartilhando: que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou entrar de “penetra” em foto dos chefes de Estado durante evento do G-7, mas teria sido impedido por um segurança. Legenda sobreposta ao vídeo diz: “o segurança do rei mandou se afastar e descer o degrau. Vergonha”.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O homem que aparece interagindo com Lula não era segurança do evento. Ajay Banga é presidente do Banco Mundial. Fotos e vídeo apontam que ele estava indicando onde Lula deveria se posicionar para tirar a foto oficial dos participantes do evento.
Saiba mais: o G-7 é o grupo dos sete países mais industrializados do mundo (saiba mais aqui). Todo ano eles se reúnem para debater assuntos de interesse da comunidade internacional. O Brasil não pertence ao grupo, mas o presidente Lula compareceu à Cúpula de Líderes do G-7 a convite da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.
Navegue neste conteúdo
Lula não foi afastado dos líderes
O Estadão Verifica consultou fotos, vídeos e documentos oficiais do evento para identificar o contexto do vídeo checado. Na foto oficial da cúpula, Lula aparece ao lado do homem identificado na postagem como “rei”, que na realidade é o xeque e presidente dos Emirados Árabes, Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Portanto, é falso que ele tenha sido afastado das autoridades.
Homem que interagiu com Lula era presidente de banco
O Estadão Verifica identificou o homem com um turbante vermelho na cabeça, que é falsamente apontado como segurança do evento pelo conteúdo checado. Na foto, ele aparece atrás de Lula. Isso é indicativo de que trata-se de uma das autoridades convidadas, e não um funcionário do evento. Ele é Ajay Banga, presidente do Banco Mundial.
Banga aponta lugar para Lula
Um vídeo mais longo que mostra o momento do diálogo entre Lula e Banga está disponível no site da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) (confira aqui). Não é possível saber o que eles falaram, mas nota-se que o presidente do Banco Mundial aponta algo no chão. No vídeo disponível na EBC é possível ver que há papéis nos degraus onde cada líder deve se posicionar para a foto. Veja abaixo:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.