Texto com críticas a Lula é falsamente atribuído à viúva de Eduardo Campos

Post no Facebook erra o nome de Renata Campos, chamando-a de ‘Heloísa’

PUBLICIDADE

O que estão compartilhando: texto no Facebook criticando o atual governo Lula, assinado por “Heloísa Campos, viúva de Eduardo Campos”.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A viúva do ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, se chama Renata - e não “Heloísa”. Tanto o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Pernambuco, que era a legenda de seu marido, quanto o deputado federal Pedro Campos, um de seus filhos, negaram a suposta autoria do texto no Facebook.

A viúva do ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, se chama Renata. Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Saiba mais: O texto atribuído à viúva de Eduardo Campos circula anonimamente ao menos desde outubro de 2023, no LinkedIn. O início diz “o que Lula está fazendo é absolutamente previsível” e que o presidente “está chegando ao final da carreira”. O restante faz críticas gerais ao atual governo e opina sobre a trajetória política de nomes como Miguel Arraes e Jarbas Vasconcelos, ambos ex-prefeitos de Recife.

Há diferentes versões do texto na internet. Em algumas, o autor se refere a si mesmo no masculino, em outras, no feminino. Quando há alguma indicação da autoria, apontam “Heloísa Campos, viúva de Eduardo Campos” ou somente “Autoria Anônima”.

Publicidade

Eduardo Campos foi governador de Pernambuco e presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele faleceu dia 13 de agosto de 2014 em um acidente aéreo. Naquele ano, Campos foi candidato à Presidência da República pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O texto o menciona somente uma vez, chamando-o de “Dudu Campos”. Sua morte já foi alvo de desinformação.

PSB-PE nega que Renata Campos tenha escrito o texto

Ao Estadão Verifica, a assessoria de comunicação do PSB de Pernambuco explica que Renata Campos não costuma se comunicar com a imprensa. O partido negou a suposta autoria da viúva sobre o texto que circula nas redes:

”O Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Pernambuco esclarece que não é de autoria da sra. Renata Campos mensagem em circulação nas redes sociais com comentários sobre diversas autoridades políticas brasileiras. O texto, inclusive, usa um nome diferente para se referir à viúva do ex-governador Eduardo Campos, um flagrante indício da falsidade de seu conteúdo”, afirmou a assessoria.

O deputado federal Pedro Campos também desmentiu a suposta autoria do texto em sua conta no X (antigo Twitter):

Publicidade

O conteúdo verificado aqui também já foi desmentido pelo Boatos.org

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.