Toyota não publicou sorteio de caminhonete Hilux no Facebook

Postagem que viralizou usa imagem da marca de veículos para aplicar golpe

PUBLICIDADE

O que estão compartilhando: página no Facebook chama pessoas para novo sorteio de caminhonete Hilux, após primeira sorteada não responder a mensagens. Perfil se apresenta somente como “Página de fãs”.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A Toyota, fabricante da caminhonete Hilux, informa que desconhece o sorteio verificado aqui e afirma não divulgar promoções fora de seus canais oficiais. A postagem usa a mesma estratégia de outras promoções falsas que coletam dados de usuários.

Golpes na internet podem usar o nome de uma marca verdadeira para enganar o público. Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Saiba mais: A página falsa no Facebook usa o símbolo da Toyota na foto de perfil. A postagem diz que a primeira pessoa escolhida – chamada “Ana Dasilva” – para ganhar a caminhonete não teria respondido às mensagens. A postagem então pede que seguidores cliquem em um link aleatório, fixado nos comentários, e usem a ferramenta “Destacar”, o que aumenta a visibilidade de uma publicação. Até o momento, já foram 151 mil likes, 615 mil comentários e 11 mil compartilhamentos.

Um post muito semelhante a esse foi desmentido recentemente pelo Estadão Verifica. No caso, a alegação falsa era de que a Coca-Cola estaria organizando o sorteio de uma caminhonete Hilux. Assim como no post verificado aqui, tratava-se de uma estratégia para coletar informações pessoais de usuários e aplicar golpes.

A ferramenta “destacar” do Facebook permite a marcação de todos os amigos de um usuário na rede social. Com isso, a publicação é impulsionada e chega para mais pessoas. É importante suspeitar dos links indicados em postagens assim, pois podem solicitar dados pessoais como o CPF e pedir pagamentos.

Publicidade

Como lidar com postagens desse tipo: Golpes na internet podem usar o nome de uma marca verdadeira para enganar o público. É o caso verificado aqui, que oferece um veículo da Toyota. Vale ficar atento a “páginas de fãs”, perfis criados muito recentemente, sem nenhuma informação na seção “sobre” e sem conexão clara com os canais de comunicação oficiais da empresa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.