É falso que um vídeo em que pessoas exibem armas pesadas durante um baile funk mostre a comemoração de traficantes após visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Complexo do Alemão, no dia 12 de outubro de 2022. Lula, então candidato à Presidência, esteve na comunidade, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em um ato de campanha no último dia 12. Outra versão do mesmo conteúdo afirma que traficantes comemoram a vitória do petista nas eleições deste domingo, 20. Mas o vídeo não tem nenhuma relação com o período eleitoral. As imagens circulam na internet, pelo menos, desde 2019.
Uma busca reversa de imagens ( aprenda a usar essa ferramenta) levou a uma">" target="_blank" rel="noopener">postagem feita no Twitter em 26 de setembro de 2019
Não foi possível identificar a origem do vídeo. Ao fundo, é possível apenas ouvir trechos do funk tocado no local, como "fuzil do TH" e "bonde do comando". Mesmo buscando por estes termos, não foram localizadas imagens similares, embora sejam relativamente comuns as notícias de traficantes armados em bailes funk do Rio de Janeiro e de cidades próximas, como São Gonçalo.
Posts tentam associar Lula ao tráfico
Uma suposta relação entre o agora presidente eleito Lula e o tráfico de drogas no Complexo do Alemão começou a ser disseminada depois que o petista fazer um comício da comunidade no dia 12 de outubro de 2022. Na ocasião, Lula usou um boné com a sigla CPX, que significa "complexo" e, diferente do que afirmaram milhares de posts nas redes, não tem relação com o tráfico de drogas.
A falsa associação foi desmentida pelo Estadão Verifica e também pelo Projeto Comprova. Este mesmo conteúdo, que mostra fuzis em um baile funk, foi desmentido pela Agência Lupa. Desta vez, os posts diziam que traficantes comemoravam a vitória do petista nas eleições de 2022.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.