O que estão compartilhando: um vídeo em que o rapper americano Travis Scott, que se apresentou recentemente no País, reclama da fluência dos brasileiros em inglês. “Estavam cantando minhas músicas totalmente errado”, ele teria dito sobre o Rock in Rio.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Uma dublagem falsa foi adicionada a um vídeo antigo do cantor. No conteúdo original, o artista lamentava a morte de fãs em um festival organizado por ele em 2021.
Saiba mais: Um vídeo que inventa que o cantor teria criticado o conhecimento de inglês dos brasileiros foi publicado ontem no Instagram e acumula, até o momento, 361 mil visualizações. Um texto adicionado à gravação diz “ARREPENDIDO DO BRASIL. O Travis Scott diz que o inglês do povo brasileiro não está bom”. Nos comentários, usuários parecem levar a sério o conteúdo falso. Um escreveu: “O português dele está fluente? Pq não gravou esses stories falando em português então!”. Outro disse: “Como que manda ele ir se lascar em inglês?”.
Travis lamentou morte de fãs
Dez fãs do cantor morreram asfixiados por compressão durante o festival Astroworld, realizado em 5 de novembro de 2021, em Houston, no Texas. Cerca de 50 mil pessoas haviam comparecido ao local. Dois dias depois da tragédia, um site publicou um texto explicando que o artista havia lamentado o ocorrido nas redes sociais.
No vídeo de 2021, o cantor orientou as pessoas a contatarem as autoridades se tivessem pistas que pudessem ajudar na investigação. Ele pede por orações, diz estar “devastado” com o ocorrido e se compromete a manter os fãs atualizados sobre o andamento do caso. “Amo todos vocês”, disse ele antes de encerrar a gravação.
Conforme noticiou o Estadão, no fim de junho de 2023, um grande júri se recusou a indiciar qualquer um que fosse investigado sobre o evento, incluindo Scott.
O rapper fez um show no Brasil no dia 13 de setembro. A apresentação dele encerrou o primeiro dia do festival Rock in Rio. No perfil do Instagram, Scott, até o momento, não postou conteúdos sobre a passagem mais recente dele por aqui. No entanto, pessoas que acreditaram no vídeo falso foram até o perfil dele para reclamar. Confira abaixo alguns dos comentários feitos nas postagens do cantor.
O Estadão Verifica desmentiu conteúdos parecidos que inventam falas para celebridades. Mostramos que Elon Musk não deu dicas ao Brasil sobre apagão cibernético e que Beyoncé não criticou a realização de show de Madonna em meio a tragédia no Rio Grande do Sul.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.