Trump não postou que não convidaria Lula para sua posse ‘porque lugar de ladrão é na cadeia’

Presidente eleito dos EUA não fez publicações nas redes sociais desde que resultado da votação foi divulgado

PUBLICIDADE

Atualização:

Publicado em parceria com o Comprova. Leia mais sobre a coalizão.

PUBLICIDADE

Conteúdo investigado: Postagem com fotos do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhadas do texto: “Bomba. Donald Trump em sua rede social falou que não convidou Lula para sua posse porque lugar de ladrão é na cadeia e não na presidência. Já dorme sem essa bandidão de 9 dedos”.

Onde foi publicado: TikTok.

Conclusão do Comprova: Publicação mente ao afirmar que Trump declarou em uma de suas contas nas redes sociais que não convidou Lula para a posse, prevista para ocorrer em 20 de janeiro de 2025 em Washington, capital do país. O Comprova verificou todas as redes sociais do republicano e constatou que, desde o resultado da eleição americana divulgado em 6 de novembro até a data da publicação deste texto, dia 8, Trump não fez nenhuma publicação.

Publicidade

As publicações mais recentes do republicano nas redes sociais foram antes do resultado da eleição americana. Foto: Reprodução/TikTok

Nas últimas postagens, em todas as plataformas checadas pela reportagem, o americano pede para que a população vá votar. Por rede, as últimas publicações de Trump foram:

  • X (Twitter): aviso de que havia somente uma hora restante antes do fechamento das urnas no estado da Califórnia;
  • Truth Social: a mesma publicação do X;
  • Instagram: vídeo em que Trump pede aos republicanos para que “continuem na fila” de votação;
  • Facebook: o mesmo vídeo do Instagram;
  • TikTok: vídeo diferente em que Trump também pede aos republicanos para “continuarem na fila”.

Todas as publicações foram feitas antes da divulgação do resultado da votação.

Trump fez um pronunciamento após a vitória eleitoral, no qual ressaltou o resultado positivo do Partido Republicano no Senado, fez elogios ao empresário e apoiador Elon Musk e falou em “reunir o país” e que vai inaugurar uma nova “era de ouro” nos Estados Unidos. Em nenhum momento Lula – que parabenizou o novo presidente americano nas redes sociais – foi mencionado.

Publicidade

O Comprova entrou em contato com o autor da publicação, mas não houve resposta até a publicação deste texto.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até o dia 7 de novembro, o vídeo contava com 350 mil visualizações, 22,7 mil curtidas, 3,7 mil compartilhamentos e 3,5 mil comentários.

Fontes que consultamos: Redes sociais de Donald Trump e reportagens sobre as eleições americanas.

Publicidade

PUBLICIDADE

Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: Vários conteúdos relacionados às eleições no Brasil e nos Estados Unidos já circularam em 2024 envolvendo o nome de Trump e de personalidades brasileiras. O Comprova já mostrou que o americano não pode prender Alexandre de Moraes após ser eleito presidente; que vídeo de campanha do republicano foi alterado para incluir cena com Jair Bolsonaro (PL); que post distorceu reportagem para acusar Eduardo Bolsonaro (PL) de doar dinheiro público a Trump; e que um vídeo com dublagem falsa engana ao dizer que Trump enviou mensagem para Bolsonaro após atentado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.