Jogo de videogame vira fonte de desinformação sobre conflito da Rússia contra a Ucrânia

Imagens de simulador viralizaram no Facebook como se mostrassem um ataque aéreo no Leste Europeu

PUBLICIDADE

Foto do author Samuel Lima

Imagens de um jogo de videogame viralizaram nas redes sociais como se mostrassem um ataque aéreo da Rússia contra a Ucrânia em uma zona portuária. Ainda que existam registros de bombardeios no conflito do Leste Europeu desde a madrugada desta quinta-feira, 24 de fevereiro, essa gravação é falsa.

 

PUBLICIDADE

O post no Facebook analisado pelo Estadão Verifica traz um versículo bíblico e a inscrição "Rússia x Ucrânia" junto a um vídeo que mostra um avião sobrevoando uma baía. Na gravação, a aeronave tenta escapar de uma arma automática de longo alcance, cujos disparos formam um arco em vermelho no céu.

Até o início da tarde de 24 de fevereiro de 2022, mais de 400 mil pessoas haviam assistido o falso combate. O conteúdo também foi exibido por engano em um programa da Jovem Pan News e compartilhado no Twitter oficial da emissora, que depois apagou o post.

Por meio de buscas reversas de imagem, o blog chegou a dois canais de YouTube que costumam postar simulações do jogo de computador Arma III. Um deles trazia o mesmo vídeo utilizado no post viral. Na legenda, o perfil Compared Comparison afirma que se trata de uma "simulação militar" de videogame envolvendo a aeronave A-10 Thunderbolt e o sistema de defesa Phalanx CIWS.

Publicidade

Quando conflitos armados estão em evidência no noticiário, esse tipo de desinformação costuma surgir nas redes sociais. Em 2019, por exemplo, o Verifica desmentiu um post que também usava uma simulação do Arma III como se fosse um sistema de defesa israelense na Faixa de Gaza

Diversas agências internacionais também já elucidaram a origem de outras imagens fora de contexto deste mesmo jogo, como Reuters, Maldita.es, USA Today e India Today. Desde semana passada, há registros de desinformação do tipo sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Invasão russa na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou uma ofensiva militar em regiões controladas por separatistas apoiados pelo Kremlin na Ucrânia. As autoridades locais afirmam que houve um "ataque total" a partir da madrugada desta quinta-feira, 24 de fevereiro. Acompanhe a cobertura ao vivo do Estadão e o contexto geopolítico da crise.

Publicidade

Você pode conferir imagens reais do conflito a seguir:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.