Vídeo de ato em memória ao 8 de Janeiro tem áudio adulterado para incluir gritos contra Lula

Áudio com palavras de ordem ‘Lula, ladrão, seu lugar é na prisão’ foi adicionado às imagens do presidente descendo a rampa do Planalto; na gravação original, público presente se manifestou a favor da democracia e contra a anistia

PUBLICIDADE

Atualização:

O que estão compartilhando: vídeo que mostraria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vaiado pelo público durante o ato em memória ao 8 de Janeiro.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A gravação foi adulterada para incluir o áudio de uma manifestação bolsonarista com os dizeres “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. No vídeo verdadeiro, apoiadores do petista entoam gritos a favor da democracia e contra a anistia aos envolvidos na tentativa de golpe do 8 de Janeiro.

Vídeo de ato de memória ao 8 de Janeiro tem áudio adulterado para inclusão de vaias contra Lula Foto: Reprodução/TikTok

PUBLICIDADE

Saiba mais: o vídeo checado foi publicado no TikTok e obteve mais de 7,5 milhões de visualizações. As imagens são do ato do último dia 8, que marcou dois anos dos Ataques aos Três Poderes, em Brasília. Lula aparece descendo a rampa do Palácio do Planalto ao lado da primeira-dama Janja e de aliados como a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

No TikTok, os usuários podem agregar áudios aos vídeos publicados. Foi o caso da publicação analisada, que usou um áudio extraído de um vídeo gravado em uma manifestação bolsonarista. Nele, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gritam “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

Publicidade

O vídeo original foi publicado na conta oficial de Lula na rede social X, antigo Twitter. Não há vaias do público na gravação. Na verdade, os apoiadores do presidente proferiram palavras de ordem a favor da democracia e contra a anistia.

O momento em que Lula desce a rampa também está disponível na gravação da transmissão feita ao vivo pelo canal do governo federal no YouTube. Além da ausência de vaias, é possível ouvir gritos de “sem anistia”. Não há notícias na imprensa de que tenha havido vaias a Lula no evento de dois anos do 8 de janeiro.

A publicação também foi checada por AFP e Aos Fatos.

Como lidar com postagens do tipo: não é a primeira vez que vídeos têm o áudio adulterado para incluir vaias ao presidente. No ano passado, o Verifica mostrou que um vídeo de evento do Minha Casa, Minha Vida foi editado para incluir o áudio de “Lula, ladrão” e um outro foi editado para parecer que o público vaiou Lula durante uma apresentação de Fafá de Belém. Em casos assim, vale analisar a gravação e buscar por fontes confiáveis que possam comprovar que determinado episódio ocorreu. Caso o presidente Lula tivesse sido vaiado durante o ato do 8 de Janeiro, veículos de imprensa teriam publicado notícias sobre o assunto.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.