PUBLICIDADE

Vídeo que mostra manifestação contra governo de Javier Milei é de 2023

Gravação mostra protesto contra ‘megadecreto’ anunciado em dezembro do ano passado para desregulamentar a economia; imagens voltaram a circular como se fossem recentes

PUBLICIDADE

O que estão compartilhando: vídeo que mostraria manifestação da esquerda e direita na Argentina a favor do impeachment do presidente Javier Milei.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso, pois a gravação não é recente. Ela circula ao menos desde dezembro de 2023. À época, manifestantes foram às ruas em diferentes cidades da Argentina para protestar contra o decreto de Milei para desregulamentar a economia.

É antigo vídeo que mostra manifestação contra governo de Javier Milei Foto: Reprodução/Instagram

Saiba mais: por meio de uma busca reversa de imagens (aprenda aqui como fazer), o Estadão Verifica localizou o mesmo vídeo em postagens datadas em dezembro de 2023. A gravação foi postada em uma conta do TikTok e no X (antigo Twitter) pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS). Veja abaixo.

PUBLICIDADE

Em 20 de dezembro de 2023, Milei assinou o Decreto de Necessidade e Urgência (DNU). A medida promovia uma desregulamentação da economia do país com mudanças em 366 artigos.

Como mostrou o Estadão, o decreto, entre outras coisas, limitou o direito à greve, alterou os acordos trabalhistas e o sistema de indenização em caso de demissão e redefiniu a jornada de trabalho. A medida também abriu caminho para a privatização das empresas públicas.

Em 14 de dezembro, o governo já havia anunciado um protocolo de segurança para impedir bloqueios de ruas, vias e pontes em manifestações na cidade de Buenos Aires. A medida foi adotada logo após ameaças de protestos por centrais sindicais após anúncios econômicos do governo, e antes dos históricos protestos de 20 de dezembro que relembra o massacre da Plaza de Mayo durante a crise de 2001.

Dias depois, em 18 de dezembro, o governo Milei afirmou que retiraria benefícios sociais de quem bloqueasse as ruas em manifestações no país. Mesmo assim, manifestantes foram às ruas para protestar contra o “megadecreto” em diferentes cidades na Argentina.

Publicidade

No dia 27 de dezembro, confederações sindicais convocaram protestos contra a medida, reivindicando que a Justiça declarasse o decreto inconstitucional. A mobilização contou ainda com apoio de organizações sociais.

Como lidar com postagens do tipo: grandes protestos na América Latina costumam ser noticiados pela imprensa nacional e internacional. No caso aqui analisado, uma manifestação a favor do impeachment de Javier Milei com grande adesão popular seria destaque na cobertura jornalística. No entanto, ao buscar notícias por meio de palavras-chave (aqui, a reportagem buscou por “protestos”, “Argentina” e “Javier Milei”), não há nenhum retorno recente.

Leitores solicitaram checagem deste conteúdo por meio do WhatsApp do Estadão Verifica. Caso receba algum conteúdo suspeito, mande para o número (11) 97683-7490.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.