O que estão compartilhando: vídeo de 10 segundos mostra pessoas correndo na rua. Ouvem-se gritos. Legendas afirmam que são israelenses desesperados correndo em busca de abrigo, em Tel Aviv, durante ataque do Irã no último sábado, 13.
O Estadão Verifica apurou e concluiu que: é enganoso. As imagens mostram correria de fãs do cantor e compositor britânico Louis Tomlinson diante do hotel Four Seasons, em Buenos Aires, na Argentina.
Saiba mais: O ataque do Irã contra Israel, com lançamento de drones e mísseis, aconteceu no sábado, dia 13. No mesmo dia, usuários no X já alertavam que o vídeo com a alegação enganosa mostra, na realidade, movimentação de fãs do cantor e compositor britânico Louis Tomlinson em frente ao Hotel Four Seasons, em Buenos Aires, na Argentina.
Uma busca reversa pelo vídeo não localizou a postagem original. Porém, ao seguir as pistas das interações no X, é possível confirmar que a cena, de fato, foi gravada diante do hotel Four Seasons, na capital argentina. Pelo Google Street View, é possível confirmar que os elementos no endereço do hotel são os mesmos que aparecem no vídeo.
Em turnê pela América Latina, o cantor britânico Louis Tomlinson esteve em Buenos Aires no início de abril para promover o show que irá realizar na cidade, no dia 18 de maio. Uma reportagem do site argentino Infobae, do dia 7, informa que o artista iria saudar os fãs diante do hotel em que o aguardavam. Entre os dias 5 e 8, foram postados vídeos no TikTok (1, 2, 3) que mostram fãs à espera do cantor diante do hotel. Segundo matéria do Clarín, Tomlinson chegou a Buenos Aires na noite de sexta-feira, dia 5, e foi embora no domingo. Provavelmente, o vídeo verificado foi gravado durante esse intervalo.
Leia também
O vídeo com a alegação falsa foi amplamente divulgado nas redes sociais, em diversos idiomas, e também pela TV estatal iraniana. A alegação de que se trata de israelenses correndo em busca de abrigo foi desmentida por vários veículos de comunicação e agências de checagem, como New York Post, AFP Checamos, Reuters, Full Fact e Aos Fatos.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.