Não, Zelenski não gravou versão da música 'Endless Love' ao lado da esposa

Dupla que aparece em cover que viralizou fora de contexto são o vocalista da banda Boyce Avenue e a cantora Connie Talbot

PUBLICIDADE

Foto do author Pedro Prata

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, não gravou uma versão da música Endless Love ao lado da esposa. Posts no Facebook compartilham um vídeo de uma dupla interpretando o hit de Diana Ross e Lionel Richie, como se o presidente ucraniano tivesse feito a apresentação antes da guerra contra a Rússia. Na verdade, o cover é interpretado pela banda Boyce Avenue e pela cantora Connie Talbot.

Cover da banda Boyce Avenue viralizou fora de contexto. Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O Estadão Verifica colocou frames do vídeo na busca reversa de imagens do Google para achar o original (veja aqui como fazer). A gravação original foi publicada pela banda Boyce Avenue em 20 de fevereiro de 2022, quatro dias antes de a Rússia invadir a Ucrânia. Boyce Avenue é uma banda de pop rock norte-americana que ficou conhecida ao reinterpretar clássicos da música no YouTube.

Confira o clipe:

O conflito entre Rússia e Ucrânia ganhou destaque na mídia de todo o mundo e isso gerou uma onda de conteúdos enganosos ou fora de contexto nas redes sociais. O Estadão Verifica já mostrou ser falso que o Zelenski esteja na linha de frente dos combates e que fotos antigas viralizaram sem o verdadeiro contexto.

Publicidade

Acompanhe as últimas notícias sobre a guerra com a cobertura em tempo real do Estadão.

Este conteúdo também foi checado pela Lupa.


Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.