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Estima-se que cinco mil pessoas foram assitir a corrida. Isso refletiu na hora de ir embora, quando se formou um imenso congestionamento Foto: Acervo/Estadão
A cobertura da primeira edição da Fórmula 1 no Brasil começou no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Foi lá que chegaram os equipamentos e oscarros. Na imagem, destaque do carro da Lotus, na qual competiam Emerson Fittipaldi e o inglês Dave Walker. [Pesquisa, redação e edição: Carlos Eduardo Entini. Digitalização de negativos: Gilberto Bonfim.acervo.estadao.com.br] . Foto: Acervo/Estadão
A prova realizada em 1972 não valia para o campeonato de Fórmula 1. Serviu como teste para entrar na competição. Só no ano seguinte passou a integrar o calendário e passou a ser chamada GP Brasil. Para a cobertura do evento, oEstadãoescalou uma equipe composta por Everton Capri Freire, João Prado Pacheco, Luiz Carlos Ramos, Paulo Ferraz Filho e Reginaldo Leme para fazerem as reportagens e nas fotos estiveram na cobertura Arnaldo Fiaschi, Claudine Petroli e Oswaldo Luiz Palermo Foto: Acervo/Estadão
Carros e equipamentos na pista do aeroporto de Viracopos aguardando transporte para o autódormo de Interlagos Foto: Acervo/Estadão
Mais detalhes dos equipamentos das equipes de Fórmula 1 que vieram disputar a corrida pela primeira vez no Brasil Foto: Acervo/Estadão
Mais detalhes do desembarque dos carros Foto: Acervo/Estadão
Motores embalados para a primeira ediçãoda formula 1 no Brasil, realizada em interlagos em 30 de março de 1972 Foto: Acervo/Estadão
Alguém teve a sorte de experimentar o carro da Lotus Foto: Acervo/Estadão
As equipes que participaram da corrida foramBrabham-Ford,March-Ford,BRM,Lotus-Ford,Surtees-Ford eFerrari Foto: Acervo/Estadão
Depois da chegada de equipamentos e carros no aeroporto de Viracopos no dia 26, foram realizados treinos e as provas de classificação nos dias 28 e 29 Foto: Acervo/Estadão
Os treinos de classificaçãoforam realizados em dois turnosnos dias 28 e 29. O primeiro foi das 14h30 às 15h45 e o outro, das 16h45 às 18h. Foto: Acervo/Estadão
E foi só na segunda etapa dos treinos que Emérson Fittipaldi, com seu Lotus de número 1, conseguiu avolta mais rápida a 188 km/h e garantir a pole position Foto: Acervo/Estadão
Wilson Fittipaldi ficou em quarto no grid de largada com sua Brabham de número 9. Além dos irmãos Fittipaldi, participaram da provas outros dois pilotos brasileiros, José Carlos Pace e Luiz Bueno Foto: Acervo/Estadão
Oargentino Carlos Reutemann, companheiro de equipe de Wilson Fittipaldi, ficou em segundo lugar no grid de largada Foto: Acervo/Estadão
Wilson Fittipaldi no box durante a etapa de classificação Foto: Acervo/Estadão
A torcida compareceu em peso nos dias de classificação Foto: Acervo/Estadão
O ingresso para assistir os treinos custava Cr$ 5,00 individual e Cr$ 10,00 para carros. Usando o oConversor de Moedas do Acervo Estadão, esses valores equivaleriam hoje a R$ 48,00 e R$ 96,00, respectivamente Foto: Acervo/Estadão
As autoridades paulistas montaram um esquema de segurança para o público e para a corrida, conforme noticiou oEstadãonaedição de 30 de março, véspera da prova. Foram disponibilizados 800 policiais, dezessete carros de polícia, dois ambulátorios e um helicóptero ambulância. Na pista foram montados quatro postos de atendimento de salvamento com carros de bombeiros e ambulâncias. Cenas da primeira edi??o da F?rmula 1 no Brasil foi realizada em S?o Paulo no aut?dromo de Interlagos em 30/3/1972. Negativo: 722270 Foto: Acervo/Estadão
Um dos detalhes que chamou a atenção da reportagem doEstadãododia 31 de março, foi a movimentação das equipes da Firestone e da Goodyear "montando e desmontando, fazendo teste com mais de 200 pneus que serão utilizados na prova" Foto: Acervo/Estadão
Outro detalhe da correria nos boxes para a montagem de pneus Foto: Acervo/Estadão
No meio da tensão antes do início da prova, o piloto austríaco Helmut Marko da BMR num momento de relaxno box Foto: Acervo/Estadão
Agora o piloto austríaco no grid de largada ao lado do seu companheiro de equipe, o espanholAlex Soler-Roig Foto: Acervo/Estadão
Emérson Fittipaldi pronto para largada Foto: Acervo/Estadão
José Carlos Pace se acomodando no cockpit do seu March. O piloto brasileiro não deu sorte na primeira corrida de F1 no Brasil. Por causa de problemas mecânicos, ele teve que abandonar a corrida na primeira volta Foto: Acervo/Estadão
O argentino Carlos Reutemann pronto para largar. O piloto foi o vencedor da corrida Foto: Acervo/Estadão
A hora tão esperada, a largada Foto: Acervo/Estadão
Um instantâneo da corrida com o carro de Wilson Fittipaldi Foto: Acervo/Estadão
Como era de se esperar, o público lotou o autódromo. O ingresso para o dia custou Cr$ 30, tanto para carros como para as pessoas. Estudantes pagaram meia entrada. O valor equivaleria hoea R$ 180,00, segundo oConversorde Valores do Acervo Estadão. Foto: Acervo/Estadão
Para pegar o melhor ângulo da corrida, alguns torcedores fizeram malabarismo e subiram nos eucaliptos Foto: Acervo/Estadão
Árvores com um único galho também não escaparam dos torcedores Foto: Acervo/Estadão
Subir na lataria dos carros também foi um modo de ver melhor a corrida Foto: Acervo/Estadão
Muita gente chegou no primeiro dia do treino e resolveu acampar no autódromo Foto: Acervo/Estadão
As placas de publicidade não duraram muito tempo. Elas foram retiradas pelos torcedores para conseguir mais espaço Foto: Acervo/Estadão
Um detalhe do carro do Emérson Fittipaldi Foto: Acervo/Estadão
Na mesma curva, Wilson Fittipaldi Foto: Acervo/Estadão
Faltando 6 voltas para o final da prova o braço esquerdo da suspensão dianteira do carro de Emérson quebrou, o que fez seu carro rodopiar a 180 quilometros por hora e tirá-lo da prova que liderou durante 31 voltas. Foto: Acervo/Estadão
Émerson Fittipaldi no box da Lotus após sua saída da prova. Foto: Acervo/Estadão
A saída de Emérson deu a Carlos Reutemann a vitória. Além da saída de Emérson da corrida, a torcida também ficou decepcionada com a quantidade de carros que saiu durante a corrida. Ela que começou com 12, terminou com apenas seis. Foto: Acervo/Estadão
Os troféus da prova Foto: Acervo/Estadão
Carlos Reutemann celebra sua vitória Foto: Acervo/Estadão
Wilson Fittipaldi recebe o troféu pelo segundo lugar Foto: Acervo/Estadão
Wilson Fittipaldi dá entrevista no pódio. Dos quatro brasileiros que participaram da corrida, só ele e Luiz Bueno chegaram ao fim. Bueno ficou em sexto lugar. Foto: Acervo/Estadão
Nem tudo foi festa na corrida. Com o autódromo completamente tomado, ficou difícil controlar a multidão que invadiu a área dos boxes durante vários momentos da prova, 'é fora do normal o número dos penetras que se encontram nos boxes', um dos repórteres do Estadão enviado ao evento. A quantidade de pessoas era tanta que impediu o trabalhos das equipes, e foi preciso a ação da polícia Foto: Acervo/Estadão
Estima-se que cinco mil pessoas foram assitir a corrida. Isso refletiu na hora de ir embora, quando se formou um imenso congestionamento Foto: Acervo/Estadão
A cobertura da primeira edição da Fórmula 1 no Brasil começou no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Foi lá que chegaram os equipamentos e oscarros. Na imagem, destaque do carro da Lotus, na qual competiam Emerson Fittipaldi e o inglês Dave Walker. [Pesquisa, redação e edição: Carlos Eduardo Entini. Digitalização de negativos: Gilberto Bonfim.acervo.estadao.com.br] . Foto: Acervo/Estadão
A prova realizada em 1972 não valia para o campeonato de Fórmula 1. Serviu como teste para entrar na competição. Só no ano seguinte passou a integrar o calendário e passou a ser chamada GP Brasil. Para a cobertura do evento, oEstadãoescalou uma equipe composta por Everton Capri Freire, João Prado Pacheco, Luiz Carlos Ramos, Paulo Ferraz Filho e Reginaldo Leme para fazerem as reportagens e nas fotos estiveram na cobertura Arnaldo Fiaschi, Claudine Petroli e Oswaldo Luiz Palermo Foto: Acervo/Estadão
Carros e equipamentos na pista do aeroporto de Viracopos aguardando transporte para o autódormo de Interlagos Foto: Acervo/Estadão
Mais detalhes dos equipamentos das equipes de Fórmula 1 que vieram disputar a corrida pela primeira vez no Brasil Foto: Acervo/Estadão
Mais detalhes do desembarque dos carros Foto: Acervo/Estadão
Motores embalados para a primeira ediçãoda formula 1 no Brasil, realizada em interlagos em 30 de março de 1972 Foto: Acervo/Estadão
Alguém teve a sorte de experimentar o carro da Lotus Foto: Acervo/Estadão
As equipes que participaram da corrida foramBrabham-Ford,March-Ford,BRM,Lotus-Ford,Surtees-Ford eFerrari Foto: Acervo/Estadão
Depois da chegada de equipamentos e carros no aeroporto de Viracopos no dia 26, foram realizados treinos e as provas de classificação nos dias 28 e 29 Foto: Acervo/Estadão
Os treinos de classificaçãoforam realizados em dois turnosnos dias 28 e 29. O primeiro foi das 14h30 às 15h45 e o outro, das 16h45 às 18h. Foto: Acervo/Estadão
E foi só na segunda etapa dos treinos que Emérson Fittipaldi, com seu Lotus de número 1, conseguiu avolta mais rápida a 188 km/h e garantir a pole position Foto: Acervo/Estadão
Wilson Fittipaldi ficou em quarto no grid de largada com sua Brabham de número 9. Além dos irmãos Fittipaldi, participaram da provas outros dois pilotos brasileiros, José Carlos Pace e Luiz Bueno Foto: Acervo/Estadão
Oargentino Carlos Reutemann, companheiro de equipe de Wilson Fittipaldi, ficou em segundo lugar no grid de largada Foto: Acervo/Estadão
Wilson Fittipaldi no box durante a etapa de classificação Foto: Acervo/Estadão
A torcida compareceu em peso nos dias de classificação Foto: Acervo/Estadão
O ingresso para assistir os treinos custava Cr$ 5,00 individual e Cr$ 10,00 para carros. Usando o oConversor de Moedas do Acervo Estadão, esses valores equivaleriam hoje a R$ 48,00 e R$ 96,00, respectivamente Foto: Acervo/Estadão
As autoridades paulistas montaram um esquema de segurança para o público e para a corrida, conforme noticiou oEstadãonaedição de 30 de março, véspera da prova. Foram disponibilizados 800 policiais, dezessete carros de polícia, dois ambulátorios e um helicóptero ambulância. Na pista foram montados quatro postos de atendimento de salvamento com carros de bombeiros e ambulâncias. Cenas da primeira edi??o da F?rmula 1 no Brasil foi realizada em S?o Paulo no aut?dromo de Interlagos em 30/3/1972. Negativo: 722270 Foto: Acervo/Estadão
Um dos detalhes que chamou a atenção da reportagem doEstadãododia 31 de março, foi a movimentação das equipes da Firestone e da Goodyear "montando e desmontando, fazendo teste com mais de 200 pneus que serão utilizados na prova" Foto: Acervo/Estadão
Outro detalhe da correria nos boxes para a montagem de pneus Foto: Acervo/Estadão
No meio da tensão antes do início da prova, o piloto austríaco Helmut Marko da BMR num momento de relaxno box Foto: Acervo/Estadão
Agora o piloto austríaco no grid de largada ao lado do seu companheiro de equipe, o espanholAlex Soler-Roig Foto: Acervo/Estadão
Emérson Fittipaldi pronto para largada Foto: Acervo/Estadão
José Carlos Pace se acomodando no cockpit do seu March. O piloto brasileiro não deu sorte na primeira corrida de F1 no Brasil. Por causa de problemas mecânicos, ele teve que abandonar a corrida na primeira volta Foto: Acervo/Estadão
O argentino Carlos Reutemann pronto para largar. O piloto foi o vencedor da corrida Foto: Acervo/Estadão
A hora tão esperada, a largada Foto: Acervo/Estadão
Um instantâneo da corrida com o carro de Wilson Fittipaldi Foto: Acervo/Estadão
Como era de se esperar, o público lotou o autódromo. O ingresso para o dia custou Cr$ 30, tanto para carros como para as pessoas. Estudantes pagaram meia entrada. O valor equivaleria hoea R$ 180,00, segundo oConversorde Valores do Acervo Estadão. Foto: Acervo/Estadão
Para pegar o melhor ângulo da corrida, alguns torcedores fizeram malabarismo e subiram nos eucaliptos Foto: Acervo/Estadão
Árvores com um único galho também não escaparam dos torcedores Foto: Acervo/Estadão
Subir na lataria dos carros também foi um modo de ver melhor a corrida Foto: Acervo/Estadão
Muita gente chegou no primeiro dia do treino e resolveu acampar no autódromo Foto: Acervo/Estadão
As placas de publicidade não duraram muito tempo. Elas foram retiradas pelos torcedores para conseguir mais espaço Foto: Acervo/Estadão
Um detalhe do carro do Emérson Fittipaldi Foto: Acervo/Estadão
Na mesma curva, Wilson Fittipaldi Foto: Acervo/Estadão
Faltando 6 voltas para o final da prova o braço esquerdo da suspensão dianteira do carro de Emérson quebrou, o que fez seu carro rodopiar a 180 quilometros por hora e tirá-lo da prova que liderou durante 31 voltas. Foto: Acervo/Estadão
Émerson Fittipaldi no box da Lotus após sua saída da prova. Foto: Acervo/Estadão
A saída de Emérson deu a Carlos Reutemann a vitória. Além da saída de Emérson da corrida, a torcida também ficou decepcionada com a quantidade de carros que saiu durante a corrida. Ela que começou com 12, terminou com apenas seis. Foto: Acervo/Estadão
Os troféus da prova Foto: Acervo/Estadão
Carlos Reutemann celebra sua vitória Foto: Acervo/Estadão
Wilson Fittipaldi recebe o troféu pelo segundo lugar Foto: Acervo/Estadão
Wilson Fittipaldi dá entrevista no pódio. Dos quatro brasileiros que participaram da corrida, só ele e Luiz Bueno chegaram ao fim. Bueno ficou em sexto lugar. Foto: Acervo/Estadão
Nem tudo foi festa na corrida. Com o autódromo completamente tomado, ficou difícil controlar a multidão que invadiu a área dos boxes durante vários momentos da prova, 'é fora do normal o número dos penetras que se encontram nos boxes', um dos repórteres do Estadão enviado ao evento. A quantidade de pessoas era tanta que impediu o trabalhos das equipes, e foi preciso a ação da polícia Foto: Acervo/Estadão
Estima-se que cinco mil pessoas foram assitir a corrida. Isso refletiu na hora de ir embora, quando se formou um imenso congestionamento Foto: Acervo/Estadão
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