Economia & Negócios

Home office:
para aprender de vez
a gerenciar seu tempo

Vídeo, dicas de especialista e sugestões de livros para você conseguir organizar sua rotina de trabalho em casa

Texto: Marina Dayrell

29 de outubro de 2020 | 05h00


O que você quer aprender?


Quem passou a trabalhar de casa no início da pandemia do coronavírus teve de aprender à força e em tempo recorde como fazer isso. Entre aqueles que gostam, os que se acostumaram e os que detestam o home office, há um consenso: o trabalho remoto dos últimos oito meses é bem diferente do modelo que existia antes.

Com o privilégio de estar isolado em casa, vieram muitas outras questões: horas extras constantes, bombardeio de mensagens no WhatsApp, chefes pedindo tarefas fora do horário comercial e crianças confinadas, com aulas virtuais para gerenciar. Sem falar que vários cômodos acabaram virando escritório improvisado, tornando ainda mais difícil separar o lado pessoal do profissional e ter tempo para tudo.

Parece que o trabalho se multiplicou? O jeito é descobrir o método de organização que funciona melhor para você

Eva Plevier/Reuters

Para muita gente, o home office é a nova realidade e seguirá sendo mesmo após o fim da pandemia. Então, é preciso lidar com ele da melhor forma possível. Pensando nisso, o Sua Carreira ouviu especialistas para reunir as melhores dicas de como gerenciar o tempo no home office. Nós também montamos uma seleção de livros que podem ajudar você a equilibrar essa balança.

Você ainda encontra aqui uma entrevista com a psicóloga e presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Florianópolis (ABRH), Fernanda Quadros, que dá dicas para lidar melhor com esse momento. Confira.


Três perguntas para...

Fernanda Quadros, psicóloga e presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Florianópolis (ABRH)

Uma das reclamações no home office é o excesso de horas extras de trabalho, muitas vezes porque as lideranças extrapolam nos pedidos. O que o funcionário pode fazer para lidar com essa situação? 

Ter uma relação transparente com a liderança neste momento é essencial. Esclarecer como é o seu local de home office, quem está com você em casa, se você tem tarefas domésticas, como providenciar as refeições diariamente, por exemplo, ou mesmo acompanhar as aulas dos filhos. É importante combinar as entregas do trabalho que serão possíveis. Vejo aqui também um papel importante das lideranças, em estar mais perto dos seus liderados para entender os desafios deste momento.

Para Fernanda, é essencial combinar prazos e definir quais as tarefas prioritárias
Para Fernanda, é essencial combinar prazos e definir quais as tarefas prioritáriasAline Rodrigues/Divulgação

Também temos visto os casos de burnout e exaustão aumentarem durante a pandemia. Há formas de aliviar o estresse e a tensão em casa?

Definir uma rotina clara de trabalho é essencial para manter a saúde mental. Ou seja, separar o período para se dedicar às atividades da empresa e as horas para não fazer nada. Manter os compromissos sociais, mesmo que online, também é interessante. Muitas empresas seguem fazendo happy hour. Na empresa em que eu trabalho, jogamos Imagem & Ação de forma online. Alongamento, meditação, ioga e mindfulness são práticas que foram adotadas por profissionais e corporações na pandemia. Muitas empresas fazem isso de forma coletiva.

No geral, o que ajuda a organizar a rotina de trabalho em casa?

Fazer combinados em casa, principalmente quando se mora com a família, é mais do que necessário. Ter horários definidos para as reuniões online, também. Assim, todos em casa já sabem que neste horário não é possível interromper. Além disso, procure ter um lugar reservado para trabalhar. Dessa forma, dá para entender que ali você vai se dedicar a assuntos profissionais. E, quando não estiver naquele espaço, pode ter momentos de folga.


PARA LER

A Magia do Gerenciamento do Tempo

Está sem tempo? Lee Cockerell aponta vários métodos de organização neste livro. Mais do que isso, o  ex-presidente executivo de Operações da Walt Disney World diz que o sucesso e a felicidade, profissional e pessoal, dependem dessa organização.

Autores: Lee Cockerell. Editora: Benvirá 
(144 págs; Livro: R$ 23,56; E-book: R$ 20,89)

Como Controlar a Produtividade e Transformar a Gestão do Home Office

Monitorar o tempo e a produtividade em home office são tarefas que exigem disciplina e organização, tanto dos funcionários quanto dos gestores. Neste livro, os autores abordam o tema do ponto de vista de processos e ferramentas úteis.

Autores: Adelio Poleti Filho e Gustavo Humberto Costa Carvalho. (135 págs; Livro: E-book: R$17,06)

Gestão do Tempo para o Home Office

De forma leve e motivadora, a autora traz técnicas, reflexões e conhecimentos que podem ajudar o leitor a gerenciar melhor o tempo e, com isso, aumentar a produtividade no home office.

Autor: Vanessa Guimarães. (97 págs; E-book: R$ 24,90)

Não Leia Este Livro: Gestão do Tempo para Pessoas Criativas

O autor defende que todos nós temos ideias, muitas ideias. E o que nos falta é tempo para tirar do papel o que queremos. Roos ensina um método para priorizar as melhores ideias e eliminar as demais. Só assim, segundo ele, é possível dispor do tempo necessário.

Autor: Donald Roos. Editora: Belas Letras (176 págs; Livro: R$ 39,92; E-book: R$ 19,90)

Remote (em inglês)

Best-seller quanto o assunto é home office, Remote aponta os desafios de trabalhar remoto, mas também os vários lados positivos. Uma boa dica, já que esse modo de trabalho veio para ficar.

Autores: David Heinemeier Hansson e Jason Fried. Editora:  Crown Business
(250 págs; Livro: R$ 97,45; E-book: R$ 34,99)

Rotina Criativa: Um Antimanual de Gestão do Tempo para a Geração Pós-workaholic  

Produzir bem, ter ideias diferentes e uma vida saudável é o sonho de consumo de todo profissional. Não é simples. Mas, neste livro, executivos, empreendedores e especialistas contam como dá para chegar lá. A proposta deles é transformar a rotina.

Autor: Alexandre Teixeira
Editora:  Arquipélago Editorial  
(248 págs; Livro: 49,90; E-book: R$22,41)


Expediente

Reportagem Marina Dayrell e Roberta Picinin, estagiária sob supervisão de Carla Miranda / Coordenação Sua Carreira Ana Paula Boni, Bia Reis e Carla Miranda / Editor executivo multimídia Fabio Sales / Editora de infografia multimídia Regina Elisabeth Silva / Editores assistentes multimídia Adriano Araujo, Carlos Marin, Glauco Lara e William Mariotto / Ilustrador Bruno Ponceano / Designer multimídia Vitor Fontes / Roteiro e edição de vídeo Iolanda Paz / Fotografia Léo Souza / Coordenador de produção multimídia Everton Oliveira

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