Degustação às cegas, e a distância, com jurados especialistas, colocou à prova 10 panetones para eleger os melhores do ano
Nem mesmo a pandemia do novo coronavírus impediu a grande degustação de panetones e chocotones do Paladar de ser realizada. Afinal de contas, o Natal será diferente, sim, mas nem por isso a celebração precisa ficar sem uma de suas grandes estrelas. Com tantas opções disponíveis no mercado, nossa missão é guiar sua escolha para evitar que você caia em roubadas. Além de indicar os melhores avaliados em cada categoria, juntamos informações detalhadas sobre cada um dos produtos degustados - assim você não precisa tentar adivinhar qual deles deve agradar ao seu paladar. O ano já foi difícil o bastante, ninguém merece terminá-lo com um panetone esfarelento ou um chocotone sem chocolate.
Diante das recomendações de isolamento social por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), pela primeira vez, a prova ocorreu à distância. Foi tudo feito virtualmente, mas com os mesmo rígidos critérios de sempre, buscando e avaliando as qualidades que definem um bom panetone: massa leve, aroma natural e sabores equilibrados - veja como foi feita a degustação (link aba).
Nesta safra, selecionamos 10 panetones a partir de uma grande lista - não foi nada fácil fazer essa seleção, que à primeira vista levou em conta a reputação das marcas, sua relevância no mercado, os ingredientes e modo de preparo.
Quatro jurados avaliaram os panetones às cegas (sem saber as marcas). Na prova, foram eleitos os três melhores da temporada. A seguir, você confere o ranking e os comentários sobre todos os produtos avaliados na degustação de 2020.
IZA
Frutas secas e nozesA receita da padeira Izabela Tavares já é figurinha carimbada no pódio das degustações de panetones e chocotones do Paladar. Neste ano, o produto destaca-se pela combinação perfeita de textura amanteigada, leveza, umidade e sabor natural. Abundante em frutas, que inclui saborosos pedaços de figos, leva também nozes, que arrematam com crocância e "uma gordurinha gostosa". Só provando para entender.
Sob encomenda pelo site izapadariaartesanal.com.br
Di Cunto
Premiata tradicional"Sabor de Natal", descreveu um dos jurados sobre a versão da tradicional padaria da Mooca. Feita como manda a receita italiana, tem massa leve, daquelas "que rasga", é naturalmente aromática e com açúcar equilibrado. "Corretíssimo". Só faltou variedade das frutas.
R. Borges de Figueiredo, 61/103, Mooca. www.dicunto.com.br/
Santa Luzia
Panettone Artigianale NaturaleAbundante em frutas cristalizadas, gordas e saborosas. Elas aparecem incorporadas à massa leve e amanteigada, que desmancha na boca. Só é ligeiramente mais doce que os primeiros colocados, mas é uma questão de gosto.
Al. Lorena, 1.471, Jardim Paulista. 3897-5000. www.santaluzia.com.br
Fazemos Pão
TradicionalUma versão bem tradicional, equilibrada, com aroma natural. O sabor e a quantidade de frutas (morango, cranberry, damasco e casca de laranja cristalizada) são adequados, mas a massa poderia estar levemente mais úmida.
R. Simão Álvares, 121, Pinheiros. 94159-0349 (WhatsApp). fazemospao.com/
Zan Pan
TradicionalO topo coberto de amêndoas laminadas dá graça e sabor. A massa se assemelha a de um brioche, gostoso e bem úmido, mas ficou devendo nos aromas característicos do panetone. "Saboroso, mas não lembra Natal", observou um dos jurados.
R. Clodomiro Amazonas, 1.158, loja 67, Itaim Bibi. 3044-2128. www.instagram.com/_zanpan/
Deli Garage MBee
Frutas com mel de jataíA massa é correta: leve, úmida, "bem briochada", mas um pouco sem graça. "É um bom pão adocicado com frutas", descreveu um dos jurados. O mel de abelha nativa, que é o ingrediente especial, não se revela nem no aroma nem no sabor.
R. Medeiros de Albuquerque, 325, Vila Madalena. 3578-7768. www.deligarage.com.br
Eataly
TradizionaleBem docinho e com leve toque de amêndoas, tem uma agradável cobertura açucarada. “Feito para o paladar brasileiro”, definiu um dos jurados. Bem saboroso, mas perdeu alguns pontos pela falta de leveza da massa.
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1.489, Itaim Bibi. 3279-3300. www.eataly.com.br/
Fasano
TradicionalA massa clara, macia e leve é incrementada com uvas passas suculentas. É coberto por uma gostosa casquinha de açúcar cristalizado, mas falta um tchan no conjunto. Não surpreende.
À venda na Casa Santa Luzia. Al. Lorena, 1.471, Jardim Paulista. 3897-5000. www.santaluzia.com.br
Bauducco
TradicionalA versão da marca mais tradicional do mercado não convenceu os jurados desta vez. Estava mais gorduroso que a média e a massa muito pesada, densa. Já teve dias melhores.
À venda nas grandes redes de supermercado. www.bauducco.com.br/
Pati Piva
Especial com frutasLindo por fora, decorado com grandes amêndoas no topo, tem massa saborosa, adocicada, mas é levemente pesada. O aroma de essência de laranja é quase excessivo. Falta delicadeza e equilíbrio.
Shopping JK Iguatemi. Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041, Vila Olímpia, 3152-6697. www.patipiva.com.br/
Editor executivo multimídia: Fabio Sales / Editora de infografia multimídia: Regina Elisabeth Silva / Editores assistentes multimídia: Adriano Araujo, Carlos Marin, Glauco Lara e William Mariotto / Designer multimídia: Danilo Freire / Editora: Adriana Moreira/ Reportagem: Renata Mesquita e Danielle Nagase/ Fotografia: Daniel Teixeira