Eleições 2020
Veja propostas de Arthur do Val

Conhecido como “Mamãe Falei”, candidato diz que vai criar uma agência de combate à corrupção

3341324

Quantidade de propostas por Área

  • Saúde/Assistência Social
  • Educação/Cultura
  • Emprego
  • Transporte
  • Segurança
  • Meio Ambiente
  • Habitação

Texto: Adriana Ferraz e Matheus Lara / Ilustrações: Di Vasca

09 de outubro de 2020 | 05h00

Candidato do Patriota, o youtuber e deputado estadual Arthur do Val estabelece como prioridades em seu plano de governo a desburocratização, a desestatização e a redução de impostos. Defende ainda a geração de empregos qualificados e propõe dinamizar a economia das áreas periféricas de São Paulo.

O plano, segundo ‘Mamãe Falei’, como Arthur do Val é conhecido nas redes, é chegar a esses resultados começando pela redução de 26 para 10 secretarias. Entre suas principais propostas está ainda a elaboração de planos de adensamento urbano para que mais pessoas possam morar no centro expandido, o que ajudaria na redução do trânsito em toda a capital.

Sobre um dos temas mais desafiadores para qualquer prefeito, o candidato afirma em debates e discursos que vai “acabar com a Cracolândia”. Em seu plano de governo, no entanto, o tema é tratado de forma menos enfática. “Eu não tenho a pretensão de resolver o problema, mas há uma série de medidas que podem ser tomadas a fim de reduzi-lo e combatê-lo.” Entre elas, reinserção social, apoio médico e terapêutico a usuários de crack e criação de centros de acolhida.

Ficha do candidato

ARTHUR DO VAL (Patriota) <br><br>Vice:<br>Adelaide Oliveira (Patriota)
ARTHUR DO VAL (Patriota)

Vice:
Adelaide Oliveira (Patriota)

Nome completo Arthur Moledo do Val


Idade 34 anos


Formação Processos gerenciais (completo) e engenharia química (incompleto)


Origem São Paulo


Trajetória Representante do Movimento Brasil Livre (MBL), do qual é um dos principais líderes, o youtuber Arthur do Val tem mais de 2,6 milhões de seguidores em seu canal “Mamãe Falei”. Estreou na política em 2018, quando se elegeu deputado estadual por São Paulo, sendo o segundo mais votado, com 478.280 votos.


Coligações Não



Abrir escolas 360 dias no ano e transformar a Guarda Civil Metropolitana em uma polícia municipal

Saúde

Aumentar o número de assistentes sociais da família e médicos especializados em "medicina da família".

 Desenvolver parcerias com laboratórios privados para exames por meio de PPPs

A proposta. Otimizar e modernizar agendamento de consultas com foco em UBS estratégicas

Meta de referência. É preciso garantir que, no mínimo, 50% dos exames médicos solicitados sejam realizados em até 30 dias, a tempo de prevenir doenças ou mesmo iniciar rapidamente o tratamento indicado. No caso de consultas com especialistas, o prazo sugerido é de até 70 dias, pelos mesmos motivos. (meta 36)

O que já foi feito. Atualmente, a realização dos exames demoram mais de 30 dias na fila de espera, representando um gargalo na garantia do acesso à saúde na cidade. Outro problema do acesso à saúde é o tempo de espera para consultas com especialistas, chegando a mais de 2 meses na média da cidade. Na gestão de João Doria foi lançado o programa Corujão da Saúde, que fez a fila andar, mas os efeitos já se diluíram e, hoje, mais de 1,3 milhão de pessoas aguardam atendimento.


Educação

Abrir as escolas à comunidade 360 dias no ano para atividades de lazer e reforço escolar

 Oferecer cursos profissionalizantes em parceria com iniciativa privada

A proposta. Ampliar o sistema de voucher e parcerias com a iniciativa privada

Meta de referência. A demanda oficial por vagas em creches é de cerca de 9 mil crianças (Demanda Escolar, 2019). Garantir o acesso não é só obrigação legal, mas política da primeira infância essencial para assegurar o desenvolvimento integral da criança, ajudando ainda a reduzir insegurança alimentar. Mas não basta aumentar a capacidade de atendimento às crianças de zero a três anos. É preciso cuidar da qualidade da aprendizagem, garantindo que as creches não serão reduzidas a espaço físico. Dessa maneira, a meta de referência proposta é chegar até 2024 com, no mínimo, mais 9 mil crianças com vaga garantida. (meta 27)

O que já foi feito. A oferta de vagas em creches tem aumentado ano a ano na cidade, mas a fila ainda persiste. A ampliação da rede só foi possível em função de parcerias feitas pela Prefeitura com entidades sociais, que hoje atendem o maior número de crianças de zero a três anos matriculadas na rede. A atual gestão diz que vai entregar 85,5 mil novas vagas até o fim do ano. Hoje, são quase 4 mil unidades em São Paulo.


Emprego

Incentivar o empreendedorismo como área central em todas as pastas

 Definir a iniciativa privada como motor da economia paulistana

 Reduzir a burocratização em todas as pastas

 A Procuradoria-Geral do Município atuará para incentivar pequenos empreendedores que não conseguirem colocar as suas obrigações fiscais em dia


Transporte

 Compromisso com “toda a inovação tecnológica que venha a melhorar o ambiente urbano da cidade de São Paulo”


Segurança

Transformar a GCM em Polícia Municipal. Aumentar o investimento na segurança municipal, hoje menor que 2%.

 Especializar a GCM de acordo com as demandas de cada região

A proposta. Criar uma agência municipal de inteligência no combate à corrupção

Meta de referência. Uma forma de reduzir as chances de corrupção na administração pública e permitir uma maior fiscalização da população sobre os serviços prestados e contratados é disponibilizar de forma online, e em dados abertos, 100% dos contratos públicos, com linguagem simples e padronizada (meta 16)

O que já foi feito. O combate à corrupção passa pela ampliação da transparência e do controle social, e São Paulo ainda tem sérios problemas neste sentido, já que a linguagem burocrática e jurídica é inacessível à maior parte da população. A disponibilização de todos os contratos públicos em linguagem simplificada e em uma plataforma única que efetivamente seja acessível, ainda está longe de ser uma realidade na cidade, que hoje tem um Controladoria-Geral, mas sem status de secretaria.


Meio Ambiente

 Reduzir o trânsito e a poluição a partir da redução das restrições construtivas para São Paulo ter mais arranha-céus

 Concentrar esforços em reduzir a utilização de combustíveis fósseis na frota de ônibus, adotando energias renováveis


Habitação

Trazer mais gente para mais perto do centro expandido

 Reduzir limites de gabarito (altura dos prédios)

 Aumentar o coeficiente de aproveitamento dos terrenos, de modo que as pessoas possam se adensar e morar perto de seus trabalhos

 Acabar com a Cracolândia


Vacina em dia: veja dose recomendada e calendário de imunização

Qual a idade para vacinar as crianças contra poliomielite? O que significa vírus inativado em uma vacina? Tire suas dúvidas sobre os (...)

Quiz da Copa do Mundo: encare esse desafio!

‘Maracanazo’, a Holanda de Cruyff, a ‘Tragédia do Sarriá’ e o troféu Jules Rimet. No ano de Copa, a do Catar, o Estadão recruta (...)

Quiz da Copa do Mundo: encare esse desafio!

‘Maracanazo’, a Holanda de Cruyff, a ‘Tragédia do Sarriá’ e o troféu Jules Rimet. No ano de Copa, a do Catar, o Estadão recruta (...)

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.