Aeroporto de Heathrow retoma os voos após incêndio interromper serviço ao longo do dia

O aeroporto britânico fechou após um incêndio ter causado uma queda de energia no local

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

LONDRES -O Aeroporto de Heathrow, um dos mais movimentados do mundo, retomou os voos no local neste sábado, 22, após um incêndio ter causado uma queda de energia que interrompeu as operações do aeroporto e as viagens de milhares de pessoas. Foram 16 horas até o fim da interrupção que começou nas primeiras horas da sexta-feira.

PUBLICIDADE

Em publicação no perfil do X, o aeroporto confirmou o retorno das operações e pediu para que passageiros evitem o local sem orientação das companhias aéreas. “Se tiver de viajar hoje, aconselhamos que contate a sua companhia aérea para obter as informações mais recentes sobre o seu voo antes de se dirigir ao aeroporto”, diz a postagem.

Um porta-voz do aeroporto disse que o aeroporto tem centenas de funcionários adicionais de serviço e acrescentou voos ao horário do dia para acomodar 10 mil passageiros extras.

O aeroporto retomou parcialmente as operações ainda na sexta-feira, priorizando voos de repatriação e o deslocamento de aeronaves.

Publicidade

O Aeroporto de Heathrow foi fechado nesta sexta-feira, 21  Foto: Benjamin Cremel/AFP

A British Airways afirmou que oito de seus voos de longa distância partiriam de Heathrow na sexta-feira à noite. Um porta-voz da United Airlines disse que a maioria dos 17 voos programados da companhia aérea para Heathrow deveriam operar mais tarde nesta sexta-feira e chegar ao Reino Unido na manhã de sábado.

A interrupção levantou questões sobre a dependência do aeroporto de uma única subestação elétrica. Cerca de 290 mil passageiros podem ser afetados pelo fechamento, de acordo com a Cirium, uma empresa de dados de aviação.

A National Grid do Reino Unido disse na sexta-feira à tarde que havia reconfigurado sua rede para restaurar parcialmente a energia em Heathrow de forma provisória. O Corpo de Bombeiros de Londres afirmou que 10% do incêndio ainda estava ativo, mas sob controle.

Voos que partiram do Brasil foram afetados

Três voos que saíram do Brasil durante a quinta-feira, 20, tiveram que pousar em Madri, na Espanha, por causa do fechamento do aeroporto. O BA 246, da British Airways, e o LA 8084, da Latam, partiram de Guarulhos, enquanto o BA 248, também da British Airways, saiu do Rio de Janeiro.

Publicidade

Um avião decola do Aeroporto de Heathrow, em Londres  Foto: Kirsty Wigglesworth/AP

Em nota enviada ao Estadão, a Gru Airport, concessionária que gere o Aeroporto Internacional de Guarulhos, informou que apenas um voo foi cancelado do aeroporto para Londres devido ao fechamento do Aeroporto de Heathrow nesta sexta-feira, 21. “A concessionária segue monitorando a situação em tempo real e mantém comunicação constante com as companhias aéreas, a fim de minimizar os transtornos aos passageiros”, apontou a nota.

Os efeitos em cascata são globais

O fechamento do Heathrow afetará pelo menos 1.351 voos que entram e saem do aeroporto, de acordo com o Flightradar24, um site de rastreamento de voos. Quando o fechamento foi anunciado, 120 aeronaves estavam no ar com destino a Heathrow.

Algumas foram desviadas para aeroportos alternativos, incluindo o Aeroporto Gatwick de Londres, o Aeroporto Schiphol de Amsterdã e o Aeroporto Charles de Gaulle em Paris, segundo o Flightradar24. Outros voltaram para os aeroportos de onde haviam saído./com NYT

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.