Aeroportos da França voltam a ser esvaziados por alertas de bomba; pelo menos 14 receberam ameaças

Na véspera, seis aeroportos já haviam recebido ameaças similares; pela terceira vez em menos de uma semana, Palácio de Versalhes também registrou falso alerta

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Catorze aeroportos regionais da França, além do Palácio de Versalhes, receberam nesta quinta-feira, 19, novas ameaças de ataques com bomba, dos quais oito, assim como o palácio, foram totalmente esvaziados devido aos alertas. Na véspera, quarta-feira, 18, seis aeroportos receberam ameaças similares e foram temporariamente isolados, provocando o cancelamento de 130 voos.

Esta foi a terceira vez, em menos de uma semana, que o Palácio de Versalhes, um dos principais pontos turísticos da França, precisou retirar turistas e funcionários de seu interior, por conta de falsas ameaças. Na rede social X (ex-Twitter), o Palácio justificou a nova retirada “por razões de segurança”. Cerca de 1h30 depois, na mesma rede social, o local informou que estava novamente aberto.

PUBLICIDADE

As autoridades elevaram o nível de alerta para “ataque de emergência” na sexta-feira, 13, após o assassinato do professor Dominique Bernard por um islamista radicalizado em Arras.

Na quarta-feira, a maior parte dos grandes aeroportos franceses, com exceção dos parisienses Charles de Gaulle e Orly, foram temporariamente esvaziados. Já nesta quinta, as ameaças ocorreram nos aeroportos de Brest, Carcassonne, Rennes, Tarbes, Bordéus, Béziers, Montpellier e Nantes.

Foto de quarta-feira, 18, mostra passageiros e comissários sentados do lado de fora do aeroporto de Toulouse após a ameaça. Seis aeroportos foram esvaziados na véspera Foto: Charly TRIBALLEAU / AFP

A Direção-Geral da Aviação Civil confirmou à AFP que houve “vários aeroportos " que receberam “ameaças de ataques” durante esta manhã. Alguns aeroportos relataram eles próprios a situação. O de Lille indicou na rede social X que estavam esvaziando o espaço devido a “um alerta de bomba”, antes de anunciar a reabertura meia hora depois.

Publicidade

“De acordo com os serviços do Estado, o terminal está evacuado para proceder aos controlos necessários”, disse à AFP o aeroporto de Nantes, que recebeu “um aviso de bomba”./AFP e EFE.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.