PUBLICIDADE

Alemanha expulsou diplomatas russos para diminuir influência de serviço de espionagem de Putin

Até então, Berlim não havia dado nenhuma justificativa para a saída desses diplomatas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Alemanha expulsou diplomatas russos em meados de abril para “reduzir a presença de serviços de inteligência”, disse o governo na segunda-feira, 1, justificando esta decisão que desencadeou a expulsão retaliatória de diplomatas alemães na Rússia.

“Para reduzir a presença dos serviços de inteligência russos, membros da embaixada russa na Alemanha partiram em meados de abril”, disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

“A atividade dessas pessoas não estava de acordo com seu status diplomático”, detalhou, acrescentando que “estou em contato com o lado russo nas últimas semanas” sobre o assunto.

Desde o início do conflito na Ucrânia, as atividades de espionagem russa na Alemanha cresceram  Foto: Gavriil Grigorov, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP

PUBLICIDADE

Até então, Berlim não havia dado nenhuma justificativa para a saída desses diplomatas, o que levou à expulsão de cerca de vinte funcionários da embaixada alemã por Moscou em retaliação.

“Ao contrário dos membros das representações russas na Alemanha, nossos colegas sempre se comportaram de acordo com seu status diplomático”, lamentou.

Desde o início do conflito na Ucrânia, as atividades de espionagem russa na Alemanha cresceram em uma escala raramente igualada nos últimos anos, observaram recentemente os serviços de segurança alemães.

Na primavera de 2022, a Alemanha expulsou cerca de quarenta diplomatas russos que considerava uma ameaça à sua segurança./AFP

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.