Terremoto de magnitude 7,0 atinge o balneário de Acapulco, no México, e deixa ao menos um morto

Efeitos do tremor também foram sentidos na Cidade do México, a cerca de 360 km do epicentro

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

ACAPULCO - Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu o sudoeste do México, na região próxima ao balneário de Acapulco, no estado de Guerrero, na noite desta terça-feira, 7. O tremor provocou danos a prédios e deslizamentos de terra, bloqueando estradas. Até o momento, uma morte foi notificada. Segundo as autoridades locais, um homem morreu esmagado por um poste. 

PUBLICIDADE

Os reflexos do terremoto também foram sentidos na capital do país, Cidade do México, localizada a cerca de 370 km do epicentro. Com medo do tremor, pessoas deixaram suas casas e apartamentos durante a noite. Segundo a prefeita Claudia Sheinbaum não há registros de danos graves no local, mas alguns pontos da capital registram falta de luz. 

A concessionária mexicana de energia afirmou em comunicado que 1,6 milhão de usuários foram afetados pelo terremoto por todo o país, incluindo moradores da capital e de cidades vizinhas, além de residentes dos estados de Guerrero, Morelos e Oaxaca. 

Edifício na zona hoteleira do balneário de Acapulco, no sul do México, após um terremoto de 7,0 atingir a região nesta terça-feira, 7 Foto: David Guzman/EFE

O terromoto foi registrado em vídeos publicados nas redes sociais:

Publicidade

O sismo de magnitude 7,0 foi inicialmente medido como 7,4 pelo Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Segundo o instituto, por ter sido registrado muito próximo à superfície, cerca de 12,5 km abaixo do solo, o efeito de agitação do tremor foi amplificado.

O Serviço Sismológico do México, porém, classificou o terromoto como 7,1. O epicentro do tremor ocorreu a 11 km de Acapulco, na costa do oceano Pacífico. Até às 23h do horário local (1h do horário de Brasília), cerca de 92 réplicas foram registradas, a maior de magnitude 5,2. 

A Defesa Civil de Guerrero descartou a ameaça de tsunami para a costa do estado e de Oaxaca. No início da noite, o USGS havia emitido um alerta para a região./REUTERS e EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.