Ao menos 28 bebês prematuros são retirados de Gaza e levados para o Egito

Porta-voz da OMS afirma que os bebês estão “lutando contra infecções graves e continuam precisando de cuidados médicos”

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Nesta segunda-feira, 20, um grupo de 28 bebês prematuros de Gaza foi levado de um dos hospitais que se encontram na zona de conflito para o Egito, onde devem receber tratamento.

PUBLICIDADE

“Os bebês chegaram até mim do Hospital al-Shifa. Eles estavam em uma condição catastrófica quando chegaram aqui”, disse o Dr. Mohammad Salama, chefe da unidade neonatal do Hospital Maternidade Al-Helal Al-Emirati em Rafah, no sul de Gaza.

A equipe médica no lado egípcio da passagem de fronteira de Rafah foi vista na segunda-feira pegando cuidadosamente os bebês de dentro das ambulâncias e colocando-os em incubadoras móveis, que foram então levadas por um estacionamento em direção a outras ambulâncias.

Médicos egípcios aguardam com incubadoras para receber bebês prematuros retirados de Gaza no lado egípcio da passagem de fronteira de Rafah com a Faixa de Gaza, em 20 de novembro de 2023 Foto: AFP

Os bebês, de um total de 31 que foram transferidos no domingo do Hospital al-Shifa, da Cidade de Gaza, para a maternidade em Rafah como um primeiro passo para a transferência, usavam apenas fraldas e pequenos chapéus verdes.

Publicidade

“Os 28 bebês já chegaram em segurança ao Egito. Três bebês ainda permanecem no Hospital dos Emirados e continuam recebendo tratamento”, disse um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) a agências de notícias.

De acordo com o porta-voz, “todos os bebês estão lutando contra infecções graves e continuam precisando de cuidados médicos.”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.