O Reino Unido e o mundo acompanharam a coroação do rei Charles III e da rainha consorte Camilla na Abadia de Westminster, em Londres. O rei deixou o Palácio de Buckingham por volta das 6h20 (no horário de Brasília) e desfilou de carruagem pelas ruas do centro de Londres até a catedral. Na abadia, Charles III prestou juramento e foi ungido pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, nas mãos, cabeça e peito. Ele foi coroado por volta das 8h. Após a cerimônia, Charles e Camilla voltaram ao palácio.
Assista neste vídeo a íntegra da cerimônia e acompanhe a repercussão:
Acompanhe ao vivo
Fim do ao vivo da coroação de Charles III
Encerramos aqui a cobertura em tempo real da coroação do rei Charles III.
Para saber tudo que aconteceu na cerimônia, entre neste link: Rei Charles III é coroado e promete servir os britânicos; veja os principais momentos da cerimônia
Leia aqui toda a cobertura do Estadão da coroação de Charles III.
Príncipes Harry e Andrew não aparecem na sacada do Palácio e não integram foto oficial da coroação
Ao retornar para o Palácio de Buckingham após a cerimônia de coroação que tornou o rei Charles III e a rainha Camilla os novos monarcas da realeza britânica, a expectativa entre os que acompanhavam a solenidade era saber se o princípe Harry e o príncipe Andrew estariam ao lado do pai e do irmão no tradicional aceno aos súditos na sacada do Palácio.
Como já era esperado, ambos não compareceram ao momento simbólico da coroação, já que renunciaram aos cargos oficiais da realeza. Sobrinho e tio também não devem integrar a tradicional foto oficial da família. Conforme mostrou o Estadão, a solenidade também foi marcada pelas relações turbulentas da família real. Ao fim da coroação, Harry saiu da Abadia de Westminster e se dirigiu a um carro. Hoje também é comemorado o aniversário de quatro anos do seu filho mais velho, Archie, com Meghan Markle.
Segundo informou a BCC de Londres, o príncipe não foi convidado a se juntar a sua família na sacada. A tensão demonstra ainda os atritos que tanto Harry quanto Andrew possuem com os membros da família real. Os dois ficaram afastados dos membros durante todo o evento na Abadia e não houve sinal de contato.
Vídeo de Katy Perry ‘perdida’ na coroação viraliza; assista
A cantora norte-americana Kate Perry teve dificuldades de encontrar a sua cadeira na coroação do Rei Charles III, neste sábado, 6, na Abadia de Westminster, em Londres. Ela estava entre as celebridades presentes no evento.
O momento em que ela anda de um lado para o outro procurando o seu lugar em meio a várias cadeiras caiu nas redes sociais e viralizou. Veja o vídeo:
Os internautas também comentaram o look da atriz. Katy escolheu um conjunto social lilás, acinturado, mangas curtas, luvas, e um chapéu combinando. Na saída da Abadia de Westminster para ir ao Palácio de Buckingham, a artista que estava de salto alto ainda tropeçou.
Coroação permite que britânico pense no Reino Unido utópico e esqueça dos problemas, diz professor
A coroação do rei Charles III do Reino Unido, que ocorreu na manhã deste sábado, 6, permitiu que os britânicos esquecessem do alto custo de vida e problemas com a inflação e focassem apenas na imagem utópica de potencia global que Londres já teve um dia, aponta Roberto Uebel, professor de relações internacionais da ESPM e pesquisador visitante da Queens College, em Londres.
Uebel acompanhou a coroação do novo monarca diretamente da capital do Reino Unido e afirmou que se surpreendeu com a mobilização da população.
“O Reino Unido se preparou para a coroação e o clima foi muito diferente, com um espírito coletivo de interesse pela monarquia”, afirmou o professor. “Eu não esperava ver pessoas de todas as faixas-etárias acompanhando o evento, mas de onde eu vi a coroação o clima era festivo e composto por pessoas de todas as idades”, completou Uebel.
Príncipe Harry deixa Londres sozinho, momentos depois do fim de coroação de Charles III
O príncipe Harry compareceu à coroação de seu pai, sentado duas fileiras atrás de seu irmão, o príncipe de Gales, William, na Abadia de Westminster.
O príncipe chegou sozinho sem a esposa Meghan, que ficou nos Estados Unidos, e partiu logo em seguida, sem ser convidado a aparecer na varanda do Palácio de Buckingham para cumprimentar a multidão após a cerimônia.
O carro dele foi fotografado no aeroporto de Heathrow, em Londres, cerca de uma hora depois do fim da coroação.
É a primeira vez que o príncipe é visto em um evento público com sua família desde que seu controvertido livro de memórias, Spare, foi publicado.
O príncipe Harry entrou em um carro sozinho logo após o término do serviço religioso.
Horas depois, na varanda do Palácio de Buckingham, o rei e a rainha se juntaram a outros membros da família real, incluindo o príncipe e a princesa de Gales e seus filhos.
A esposa do príncipe Harry, a duquesa de Sussex, permaneceu em Los Angeles com seus filhos, onde seu filho, o príncipe Archie, está comemorando seu quarto aniversário.
Uma fonte disse anteriormente ao site americano Page Six que o príncipe Harry pretendia fazer “todos os esforços para voltar a tempo para o aniversário de Archie”.
‘O rei Charles III me pediu para cuidar da Amazônia e eu disse que preciso de ajuda’, diz Lula em Londres
O presidente Lula começou suas declarações ao fim da visita ao Reino Unido para a coroação do rei Charles III lembrando das boas relações que teve com o país durante seus dois primeiros governos.
Ao falar sobre seu encontro com o novo monarca britânico, Lula disse que manifestou ao rei Charles III a necessidade do Brasil de ajuda para cuidar da Amazônia. “O rei me pediu para cuidar da Amazônia e eu disse que preciso de ajuda”, falou o presidente em uma entrevista coletiva em Londres, após a coroação.
Lula participou da cerimônia de coroação entre os cerca de 2,2 mil convidados, entre eles, o presidente francês, Emmanuel Macron, a primeira-dama dos EUA, Jill Biden, entre outros. Veja como foi a cerimônia na cobertura ao vivo do Estadão
Ele desembarcou na manhã de sexta-feira em Londres e, à tarde, se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. O premiê anunciou um investimento de R$ 500 milhões para o Fundo Amazônia no encontro que manteve com Lula. Segundo o líder britânico, a contribuição do Reino Unido é um reconhecimento pela liderança do presidente Lula no combate às mudanças climáticas.
“Nós que já tínhamos perdido tudo, que tínhamos perdido os fundos da Noruega e da Alemanha porque o presidente (Bolsonaro) não aplicava, não só estamos aplicando como já recebemos mais um aviso do (presidente) Biden que vai dar 500 milhões de dólares, agora a Inglaterra eu não sei quanto vai dar, mas eu espero que não seja menos que os EUA”, disse Lula, ignorando que os britânicos já anunciaram o valor e que ele é sim menor que o prometido por Washington.
Lula também disse haver muitas oportunidades para aumentar a cooperação entre ambos países, que cresceram mais após os britânicos abandonarem a União Europeia. “Vamos criar um grupo de trabalho para discutir como podemos trocar mais bilateralmente”, disse ele.
Veja como foi a cerimônia da coroação
Coroação fortalece Reino Unido como ator internacional, diz analista
A coroação do rei Charles III é uma oportunidade de afirmação do Reino Unido como ator internacional, na análise da professora da ESPM, Carolina Pavese, especialista em Europa, em entrevista ao Estadão.
“Essa cerimônia vem como um respiro para os britânicos no momento onde eles estão atravessando já há algum tempo uma crise econômica e política que tem se acentuado nesses últimos anos, então é um momento celebração”, aponta a especialista. “A coroação ocorre para reforçar esta referência, da monarquia como um elemento da identidade dos britânicos do qual eles devem se orgulhar. Então a cerimonia reforça esse prestigio e orgulho nacional, de algo suntuoso e pertencente da identidade dos britânico.”
Ainda de acordo com a professora, a coroação ajuda a melhorar o clima para todos os britânicos, principalmente os escoceses e irlandeses que vem num processo de questionar a sua participação no Reino Unido. “A cerimonia também ocorre para reforçar a imagem do Reino Unido como uma grande potência e um país relevante e de prestígio nas relações internacionais”, acrescenta.
Por fim, Pavese acredita a coroa tem um papel importante e em meio ao contexto político e econômico doméstico britânico, com tantas trocas de primeiro-ministro e a maior inflação dos últimos 40 anos. “Os britânicos vivem um período de insegurança e instabilidade. Nesse sentido, a monarquia vem como um sinal de estabilidade e uma referência”, conclui.
Daniel Gateno
Lula e Janja participam da coroação
O presidente Lula e a primeira-dama, Janja, participaram da cerimônia na Abadia de Westminster. O Palácio do Planalto divulgou uma foto dos dois na saída do hotel; veja:
Coroação reuniu multidão sob chuva na Trafalgar Square
Mesmo com chuva, milhares de britânicos se reuniram na Trafalgar Square, no centro de Londres, para assistir à coroação.