PUBLICIDADE

Ao vivo
|Donald Trump x Kamala Harris: acompanhe atualizações do debate presidencial dos EUA

Candidatos participarão a partir das 22h desta terça-feira do único duelo presidencial programado até novembro

Foto do author Redação
Redação
Atualização:
Acompanhe Ao Vivo
Conteúdo Relacionado

A partir das 22h (horário de Brasília) desta terça-feira, 10, Kamala Harris e Donald Trump se enfrentam no debate que poderá ser decisivo para conquistar americanos indecisos de Estados-pêndulo dos Estados Unidos.

Este é o primeiro duelo entre a democrata e o republicano, e possivelmente o único até novembro, depois que Kamala assumiu a chapa democrata após o desempenho desastroso de Biden no debate de junho. Organizado pela emissora ABC News, o encontro acontece na Filadélfia e terá 90 minutos de duração.

Kamala Harris e Donald Trumpp participarão de primeiro debate, e possivelmente único, até novembro. Foto: AP Photo/Pablo Martinez Monsivais

Acompanhe ao vivo

22h2210/09/2024

Não é verdade que Trump deixou os EUA com a pior taxa de desemprego desde a Grande Depressão

“Donald Trump nos deixou o pior desemprego desde a Grande Depressão”, declarou Kamala. A informação é falsa. desemprego atingiu seus piores níveis desde a Grande Depressão na recessão pandêmica de 2020, mas era de 6,4 por cento no mês em que Trump deixou o cargo. Isso não chega nem perto da pior taxa desde a Depressão (Checagem por Jim Tankersley/NYT).

22h2110/09/2024

Roberto Uebel: acusação de Trump sobre aborto é uma falácia

O acesso ao aborto virou tema do debate. O professor de Relações Internacionais da ESPM Roberto Uebel aponta as mudanças de posicionamento de Donald Trump nesse aspecto e a alegação falaciosa que ele fez sobre o posicionamento de Kamala Harris.

“Sobre a pergunta relacionada ao aborto, Trump, que já apoiou a prática no passado recente, acusa a candidata democrata de defender o direito inclusive para gestações no final, o que é uma falácia”, afirma.

“As expressões faciais de Kamala Harris demonstram que a vice-presidente não se sente atacada e consegue replicar, diferentemente de Biden no primeiro debate. Kamala é muito didática em suas respostas e ataques a Trump. Isso é ponto favorável para o eleitor indeciso mais progressista”, acrescenta.

Kamala Harris rebate Donald Trump em debate.  Foto: Alex Brandon/Associated Press
22h2010/09/2024

Não há evidências de que imigrantes sejam de prisões, cadeias ou instituições mentais

Mais uma vez, Donald Trump repetiu que imigrantes que chegam aos Estados Unidos vem de “prisões e cadeias, de instituições mentais e asilos para loucos”. A informação carece de evidências. Especialistas em imigração disseram que não puderam corroborar as alegações do republicano. A campanha de Trump citou anteriormente um artigo de setembro de 2022 no Breitbart, um site conservador. Uma fonte não identificada disse ao Breitbart que as autoridades acreditavam que um número não especificado de presos venezuelanos estava indo para a fronteira sul dos Estados Unidos com o México (Checagem por Linda Qiu/NYT).

Publicidade

22h1710/09/2024

Cristina Pecequillo: Kamala precisa ir além de criticar Trump

Cristina Pecequilo, professora de Relações Internacionais da UNIFESP, destaca um dos desafios de Kamala Harris neste debate: se apresentar para o eleitorado. “Outra dificuldade para Kamala é falar sobre suas propostas sem criticar tanto Trump. O que Trump fez e quem é o eleitorado já sabe. A questão de quem é Kamala acaba se perdendo, seria importante um posicionamento mais claro para que a mensagem democrata chegasse sem tantos ruídos e desvios. O foco não pode ser só criticar Trump, mas ir além disso”, afirma.

22h1710/09/2024

O tema agora é aborto

Trump diz ser a favor de exceções para o aborto, em caso de aborto ou incesto. Ele ataca o vice de Kamala, Tim Walz, e mente dizendo que ele defendia matar bebês após seu nascimento. A mediadora o contesta.

Kamala então diz que Trump patrocinou o fim da jurisprudência pró-aborto Roe v Wade. “Nem o governo nem Donald Trump devem dizer o que as mulheres fazem com seu corpo. E ele diz que é o que as pessoas queriam?”

Ela questiona Trump se as vítimas de estupro realmente queriam levar a gestação ao fim. Por fim, ela acusa Trump de querer banir o aborto a nível nacional. Ele nega e mente que os democratas queriam o fim de Roe v Wade. Trump recusou-se a excluir a possibilidade de assinar uma proibição nacional do aborto.

Kamala diz que as declarações de Trump são insultos a quem teve de fazer um aborto. Em sequência, ela critica as posições de alguns republicanos, que são contrários a procedimentos de fertilização in vitro.

Kamala e Trump durante o debate desta terça, 10 Foto: Saul Loeb/SAUL LOEB
22h1510/09/2024

Trump começa a atacar Kamala

O ex-presidente começa a lançar ataques contra Kamala. Ele diz que ela muda de posições e que daria a ela um ‘boné do Maga’, em referência ao seu movimento político. Em seguida a acusa de ser uma radical de esquerda. “Ela é uma marxista e o pai dela é um marxista. Ele a ensinou bem’.

Kamala, com o microfone mudo, gesticula negativamente, dizendo ‘isso não é verdade’.

Publicidade

22h1310/09/2024

Cristina Pecequillo: Kamala tenta desqualificar Trump, mas resultado é confuso para indecisos

Cristina Pecequilo, professora de Relações Internacionais da UNIFESP, analisa o primeiro bloco de perguntas, focado na economia, tema central para o eleitorado. “Tanto Kamala quanto Trump acabam aproveitando a oportunidade para levantar muitos assuntos ao mesmo tempo. A tentativa de Kamala é desqualificar Trump e tentar emplacar a pauta da “economia de oportunidade” como um atrativo para a classe média. O resultado é confuso para o eleitor indeciso”, afirma.

Kamala Harris ouve declarações de Donald Trump durante o debate.  Foto: Saul Loeb/AFP
22h1210/09/2024

Trump é questionado sobre tarifas comerciais

Trump é questionado sobre o impacto das tarifas na economia, e principalmente sobre os preços. Ele diz que as tarifas foram efetivas e contribuíram para diminuir a inflação.

Kamala responde dizendo que as tarifas criaram um desequilíbrio na balança comercial e acusa Trump de vender tecnologias hoje usadas pela China. Ela também ataca a posição de Trump na pandemia.

22h1010/09/2024

Roberto Uebel: ‘debate começa com ataques óbvios’

Para o professor de Relações Internacionais da ESPM Roberto Uebel, o debate começou com os ataques óbvios dos dois lados, um chamando o outro de criminoso. “Kamala, apesar de um pouco nervosa, conseguiu responder bem a pergunta sobre a economia, enquanto Trump voltou à sua narrativa tradicional do Make America Great Again”, afirma.

Donald Trump e Kamala Harris se enfrentam em debate na Pensilvânia, Estado decisivo.  Foto: Saul Loeb/AFP

Publicidade

22h0010/09/2024

Começa o debate entre Kamala e Trump

Kamala e Trump trocam um aperto de mãos. A primeira pergunta é sobre a economia e o custo de vida.

Kamala é questionada se a vida dos americanos está melhor que há quatro anos. Ela se esquiva da resposta, e apresenta seu plano de ‘economia da oportunidade’, que consiste em auxílio para moradia e corte de impostos para famílias que têm filhos pequenos. Ela também fala de incentivos a pequenas empresas por meio de deduções fiscais.

Ela diz que o plano de Trump consiste num corte de impostos para bilionários que agravará o déficit americano.

Trump diz que vai impor tarifas a outros países, e em alguns casos será substancial. Ele ataca o nível da inflação no governo Biden e diz que isso foi um desastre para o povo americano. Ele volta a dizer, sem provas, que ‘milhões de pessoas invadiram a fronteira’ e tomaram empregos de negros e latinos.

“Ela e Biden deixaram essas pessoas entrar neste país”, diz. “Criei a maior economia deste país e farei de novo.”

A réplica de Kamala fala do aumento de desemprego nos EUA sob Trump e dos resultados ruins do combate à pandemia. “Neste debate, você vai ouvir um monte de mentiras, reclamações, o velho manual dele”, diz.

Kamala conclui vinculando Trump ao Projeto 2025, criado por aliados de Trump, e diz que pretende ser presidente de todos americanos.

Trump conclui dizendo que não tem nada a ver com o Projeto 2025 (ele tem) e que de fato pretende cortar impostos se vencer a eleição.

“Trump não tem plano para vocês”, responde Kamala. “O plano dele é cortar o imposto para os ricos.”

Ao contrário de Biden, Kamala cumprimenta Trump no debate. Foto: Alex Brandon/AP