Um apagão cibernético global afetou milhões de pessoas em diversas partes do globo nesta sexta-feira, 19, atrasando voos e prejudicando serviços médicos, transmissões de TV e o funcionamento de bancos e muitos outros negócios e serviços em todo o mundo.
O problema foi causado por um erro operacional na CrowStrike, empresa de segurança cibernética cujo software é usado pelo sistema operacional Microsoft Windows. A Microsoft afirma que a “causa subjacente” da interrupção em massa foi corrigida para seus aplicativos, mas o “impacto residual” continua afetando alguns serviços.
Empresas nos Estados Unidos, Alemanha. Espanha, Austrália, França, Reino Unido, Nova Zelândia, Índia e Holanda reportaram problemas. Nenhum caso de dificuldade cibernética foi registrado no Brasil.
Confira imagens do apagão cibernético pelo mundo:
Estados Unidos
Pelo menos três grandes companhias aéreas dos EUA, American, United e Delta, suspenderam todos os voos, de acordo com a Administração Federal de Aviação por conta do apagão cibernético global.
O problema também está afetando as linhas de emergência 911 em vários estados, segundo o US Emergency Alert System nas redes sociais, pedindo que as pessoas em emergências liguem para o número da polícia ou do corpo de bombeiros local.
Europa
Diversos aeroportos europeus relataram cancelamento de voos como o Aeroporto de Berlin Brandenburg e o Aeroporto de Schiphol em Amsterdã. No Aeroporto de Manchester, no Reino Unido, havia longas filas na área de embarque, pois muitas máquinas nos balcões de check-in não estavam funcionando.
A Ryanair, uma das maiores companhias aéreas da Europa, disse que estava passando por interrupções devido a uma interrupção de TI de terceiros que está “totalmente fora de nosso controle”.
Um grande hospital universitário com diversas unidades ao redor da Alemanha também optou por cancelar todos os procedimentos nesta sexta-feira por conta do apagão.
Japão
O McDonald’s no Japão fechou temporariamente algumas unidades e limitou as operações em outras nesta sexta-feira, de acordo com seu site, devido a problemas de funcionamento nas caixas registradoras das lojas. Cerca de 30% das unidades no Japão foram suspensas, segundo agências de notícias japonesas, acrescentando que a empresa estava investigando a causa.
No Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio, alguns passageiros ficaram frustrados ao saber que as mensagens de texto que receberam da United Airlines informando que seu voo estava embarcando eram automáticas e não significavam realmente que seu voo estava embarcando./com NYT
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