Donald Trump será o 47.º presidente dos Estados Unidos. O republicano volta a Casa Branca depois de ter conquistado ao menos 277 delegados no colégio eleitoral e uma ampla vitória no voto popular para derrotar a democrata Kamala Harris nas eleições de terça-feira, 5.
O Estadão acompanha em tempo real como está a apuração das eleições presidenciais nos Estados Unidos em cada um dos estados.
Abaixo, veja como está a apuração na Geórgia em mapa da Associated Press (AP):
A Geórgia é considerada um Estado-pêndulo, porque costuma não apresentar uma tradição de voto, variando entre republicanos e democratas a cada ciclo eleitoral. Em 2020, Joe Biden venceu com 49.5% dos votos, enquanto Trump obteve 49.3%. No Colégio Eleitoral, que decide as eleições, o Estado tem 16 votos.
Saiba mais
As urnas na Geórgia fecham às 19h do horário local (21h de Brasília). A legislação do Estado permite que as autoridades eleitorais dos condados comecem a tabular os votos enviados pelo correio às 7h no dia da eleição. Assim, os primeiros votos relatados na noite da eleição incluirão muitos desses votos pelo correio, além dos votos presenciais antecipados.
A Geórgia conta seus votos de forma relativamente rápida: em 2020, cerca de 77% do total de votos foi divulgado até a meia-noite no horário da Costa Leste dos EUA, segundo a AP.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.