Donald Trump será o 47.º presidente dos Estados Unidos. O republicano volta a Casa Branca depois de ter conquistado ao menos 277 delegados no colégio eleitoral e uma ampla vitória no voto popular para derrotar a democrata Kamala Harris nas eleições de terça-feira, 5.
O Estadão acompanha em tempo real como está a apuração das eleições presidenciais nos Estados Unidos em cada um dos estados.
Abaixo, veja como está a apuração no Arizona em mapa da Associated Press (AP):
O Arizona é um dos chamados “swing-states” ou Estados-pêndulos, que são chamados assim porque costumam não apresentar uma tradição de voto, variando entre republicanos e democratas a cada ciclo eleitoral. O Arizona conta com 11 delegados no colégio eleitoral.
Estadão nas Eleições dos EUA
As urnas no Estado fecham às 19h do horário local (23h de Brasília). Por lá, o processo de apuração dos votos é mais lento, com aumento da contagem manual e novos requisitos para manuseio de cédulas antecipadas.
No Estado, os votos enviados e processados antes do dia da eleição são os primeiros a serem divulgados após o fechamento das urnas. Cédulas enviadas pelo correio e entregues no dia da eleição levam mais tempo para serem contadas, pois só começam a ser processadas e verificadas depois que as urnas fecham. O Arizona só libera os resultados quando todas as urnas foram apuradas ou uma hora após o fechamento de todas as urnas.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.