Donald Trump será o 47.º presidente dos Estados Unidos. O republicano volta a Casa Branca depois de ter conquistado ao menos 277 delegados no colégio eleitoral e uma ampla vitória no voto popular para derrotar a democrata Kamala Harris nas eleições de terça-feira, 5.
O Estadão acompanha em tempo real como está a apuração das eleições presidenciais nos Estados Unidos em cada um dos estados.
Abaixo, veja como está a apuração na Carolina do Norte em mapa da Associated Press (AP):
A Carolina do Norte é um dos chamados Estados-pêndulo, que costumam não apresentar uma tradição de voto, variando entre republicanos e democratas a cada ciclo eleitoral. Assim, a disputa de votos é mais acirrada e imprevisível. Nas eleições presidenciais de 2020, Trump venceu com 50% dos votos, contra 49% de Joe Biden.
Estadão nas Eleições dos EUA
As urnas são fechadas às 19h30 do horário local (21h30 de Brasília). A Carolina do Norte tem um histórico de realizar uma rápida contagem de votos, em geral deixando apenas cerca de 1% dos votos não contabilizados após a noite da eleição.
Neste ano, a contagem pode ser mais lenta em algumas áreas devido aos efeitos do furacão Helene. Autoridades eleitorais estaduais aprovaram medidas emergenciais em quase 30 condados, oferecendo aos eleitores opções adicionais para entregar suas cédulas de voto ausente.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.