Donald Trump será o 47.º presidente dos Estados Unidos. O republicano volta a Casa Branca depois de ter conquistado ao menos 277 delegados no colégio eleitoral e uma ampla vitória no voto popular para derrotar a democrata Kamala Harris nas eleições de terça-feira, 5.
O Estadão acompanha em tempo real como está a apuração das eleições presidenciais nos Estados Unidos em cada um dos Estados.
Abaixo, veja como está a apuração em Iowa em mapa da Associated Press (AP):
Iowa tem uma longa história como um estado de disputa presidencial, com seis votos concedidos ao vencedor estadual. O Estado teve uma das margens de votos presidenciais mais estreitas nas eleições de 2000 e 2004, quando votou no democrata Al Gore e depois no republicano George W. Bush. Barack Obama foi o último democrata a vencer o estado em 2008 e 2012.
Durante a maior parte da campanha deste ano, a vitória de Trump era apontada como certa no Estado. Mas uma pesquisa divulgada na noite de sábado, 2, segundo o jornal Des Moines Register, apontou Kamala com 47% dos votos no Estado contra 44% do ex-presidente, uma vantagem perto do limite da margem de erro, de 3,4 pontos porcentuais.
Além da acirrada disputa presidencial, os eleitores ainda decidirão disputas competitivas na Câmara dos EUA que podem decidir o controle da câmara, bem como disputas legislativas estaduais que podem dar aos republicanos de Iowa uma supermaioria à prova de veto. Eles também considerarão medidas eleitorais estaduais que exigiriam que a cidadania votasse e modificasse a linha de sucessão para governador.
Saiba mais
Abertura das urnas ocorre às 8h no horário local (11h em Brasília) e encerram às 21h (00h em Brasília). As cédulas são contadas e liberadas rapidamente em Iowa. Em 2020, cerca de 82% e votos emitidos foram relatados até a meia-noite, horário do leste.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.