Armar professores ou restringir acesso a armas? O debate que ressurge com o massacre no Texas

Enquanto republicanos defendem que professores portem armas e recebam treinamento para reagir a ataques nas escolas, democratas tentam aprovar lei federal para limitar acesso a armamentos por civis

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Por Redação
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O massacre que vitimou 19 crianças e 2 adultos -- incluindo pelo menos uma professora -- em uma escola para crianças de até 10 anos em Uvalde, Texas, reacendeu o debate sobre como evitar que novas tragédias do tipo ocorram em solo americano. Horas após o massacre, políticos republicanos e democratas apareceram publicamente para defender duas teses: o armamento de professores em sala de aula e um maior controle para compra e posse de armamentos por civis.

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Ainda na terça-feira, o procurador-geral do Texas, Ken Paxton, sugeriu que ter “professores e outros administradores” armados e treinados salvaria vidas durante entrevista ao Newsmax, um meio de comunicação popular entre a direita americana. Ele reiterou esse ponto de vista em uma entrevista na Fox News.

Outro líder republicano do Texas, o senador Ted Cruz disse à CNN que restringir os direitos das armas é ineficaz para impedir ataques a tiros do gênero. Em vez disso, Cruz pressionou pelo aumento da “aplicação da lei” em ambientes estudantis. “Sabemos por experiências anteriores que uma das ferramentas mais eficazes para manter as crianças seguras é a aplicação da lei armada no campus.”

Criança chora após massacre na Robb Elementary School, em Uvalde, Texas. Foto: Allison Dinner/ AFP

Depois de fazer um apelo apaixonado e angustiado a seus colegas pedindo medidas mais rígidas de controle de armas, o senador Chris Murphy, democrata de Connecticut, opôs-se à ideia de funcionários armados em áreas escolares. Murphy era um jovem representante durante o massacre da Sandy Hook Elementary School em Newtown, Connecticut, em 2012.

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“À medida que procuramos soluções, isso é importante. Porque repetidamente - de Parkland a El Paso, de Dayton a Uvalde - o pessoal armado no local não conseguia parar os atiradores em massa que só precisavam de minutos para o massacre em massa”, escreveu o senador em uma publicação no Twitter, respondendo a um usuário que compartilhou uma notícia afirmando que dois policiais armados não conseguiram impedir que o atirador do Texas entrasse na escola.

O deputado Dean Phillips, um democrata de Minnesota, protestou contra a ideia de mais armas em ambientes escolares. “Eu possuo armas”, escreveu Phillips no Twitter. “Não me diga que nossos Fundadores conceberam esta carnificina quando escreveram a Constituição. Não me diga que eles teriam tolerado essa loucura. Não me diga que os professores devem estar armados. E não me diga que seu AR15 vale mais do que a vida de outras 14 crianças.”

Poucas horas após o tiroteio, os democratas se mobilizaram para abrir caminho para forçar votos que fortaleceriam a verificação de antecedentes para compradores de armas. O líder da maioria no Senado, Charles Schumer, democrata de Nova York, decidiu colocar dois projetos de controle de armas aprovados pela Câmara na pauta do Senado.

Um deles estabeleceria verificações universais de antecedentes para vendas de armas comerciais, enquanto o outro ampliaria o prazo de verificação de antecedentes federais de um comprador de armas de três para 10 dias.

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A manobra de Schumer, no entanto, não garante uma votação no Senado sobre esses projetos, que são contestados pelos republicanos -- e quase certamente seriam obstruídos se levados ao plenário. Vários democratas, incluindo o senador Murphy, disseram preferir tentar iniciar negociações bipartidárias para encontrar um projeto de lei que pudesse realmente ser aprovado.

Professores reprovam portar armas em sala

O debate sobre treinar e armar educadores, guardas e outros é um para-raios na abordagem da segurança escolar. “A única coisa que impede um bandido com uma arma é um cara bom com uma arma”, disse Wayne LaPierre, um alto funcionário da National Rifle Association, após o tiroteio em Sandy Hook.

A maioria dos especialistas em aplicação da lei argumenta que os professores não devem portar armas porque não têm o conhecimento tático para lidar com elas.

Essa ideia ressurgiu em 2018, depois que um ex-aluno matou 17 pessoas e feriu outras 17 na Marjory Stoneman Douglas High School, em Parkland, na Flórida, em um dos tiroteios em escolas mais mortais da história americana. Os legisladores estaduais aprovaram uma legislação para restringir os direitos de armas, mas também suspenderam a proibição de armar professores em sala de aula, apesar das objeções dos defensores do controle de armas. Os professores estão autorizados a portar armas através de um programa que foi criado na sequência do tiroteio.

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Os maiores grupos de professores do país argumentaram contra o armamento de seus profissionais.

Em 2018, Randi Weingarten, presidente da Federação Americana de Professores, disse que a resposta de 60 mil professores após o tiroteio em Parkland foi “universal, mesmo de educadores que são proprietários de armas: os professores não querem estar armados, queremos ensinar”, disse Weingarten. “Não queremos ser, e nunca teríamos o conhecimento necessário para ser, atiradores de elite; nenhuma quantidade de treinamento pode preparar um professor armado para enfrentar um AR-15″./ NYT e WPOST

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