Um homem feriu três pessoas em um ataque a faca na estação de trem de Gare de Lyon, uma das principais estações de trem em Paris, neste sábado, 3, aumentando o alerta de risco de segurança para os Jogos Olímpicos que acontecerão na cidade a partir de julho deste ano.
A polícia de Paris disse que os policiais rapidamente detiveram o suspeito, que usou uma arma afiada no ataque.
O homem, portando documentos de residência da Itália e medicamentos que sugeriam que ele estava em tratamento, foi levado sob custódia da polícia após o ataque às 7h35, hora local (3h55 no horário de Brasília) em um dos corredores cavernosos da estação, segundo as autoridades.
“Esse indivíduo parece sofrer de problemas psiquiátricos”, disse Laurent Nunez, chefe de polícia de Paris, que também está encarregado da operação de segurança maciça para os Jogos Olímpicos de 26 de julho a 11 de agosto.
Embora enfatizando que a investigação policial ainda está em seus estágios iniciais, Nunez disse: “Não há elementos que nos levem a pensar que isso possa ser um ato terrorista”.
O suspeito atacou pedestres com um martelo e uma faca, ferindo gravemente uma pessoa e outras duas levemente, disse Nunez. Uma quarta vítima, que ficou “muito chocada”, também pode ser considerada levemente ferida, disse ele. A pessoa mais gravemente ferida estava sendo submetida a uma cirurgia.
Pessoas que estavam na estação intervieram para ajudar os policiais ferroviários a deter o suspeito, que está sob custódia policial, disse Nunez. A nacionalidade do homem não foi informada. Os investigadores estão analisando a faca e o martelo, informou o gabinete do promotor de Paris. Ele disse que a investigação policial está analisando uma possível acusação preliminar de tentativa de homicídio.
Em uma publicação nas redes sociais, o Ministro do Interior, Gerald Darmanin, descreveu o ataque como um “ato insuportável” e agradeceu àqueles que detiveram o agressor.
A segurança em Paris está sendo reforçada enquanto a cidade se prepara para receber 10,5 mil atletas olímpicos e milhões de visitantes para os primeiros Jogos Olímpicos em um século na capital francesa.
Os Jogos Olímpicos serão abertos com uma enorme cerimônia ao ar livre ao longo do Rio Sena em 26 de julho, um grande desafio de segurança na cidade que tem sido repetidamente atingida por ataques terroristas, como os ocorridos em 2015.
Mais recentemente, um homem atacou pedestres perto da Torre Eiffel em dezembro, matando um turista alemão com uma faca e ferindo outros dois.
A Gare de Lyon é uma das estações de trem mais movimentadas de Paris. É um centro para trens de alta velocidade que ligam a capital a outras cidades e para trens de passageiros que servem os subúrbios e as cidades da região de Paris./AP
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.