Dois ataques israelenses separados em Gaza mataram neste sábado, 9, pelo menos 13 pessoas, incluindo mulheres e crianças, disseram autoridades médicas palestinas. Ao mesmo tempo, Israel anunciava a primeira entrega de ajuda humanitária ao norte de Gaza, após semanas de bloqueio.
Um dos ataques atingiu uma escola transformada em abrigo no bairro de Tufah, no leste de Gaza, matando pelo menos seis pessoas, disse o Ministério da Saúde local. Dois jornalistas, uma mulher grávida e uma criança estavam entre os mortos, informou o órgão.
O exército israelense afirmou que o ataque teve como alvo um terrorista pertencente ao grupo Jihad Islâmica Palestina, sem oferecer evidências ou mais detalhes.
Outras sete pessoas foram mortas quando um ataque israelense atingiu uma tenda na cidade de Khan Younis, no sul, onde pessoas desabrigadas estavam alojadas, segundo o Hospital Nasser. Os mortos incluíam duas mulheres e uma criança. O exército israelense não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a explosão. /Associated Press
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.