Um helicóptero caiu no telhado do luxuoso hotel DoubleTree by Hilton na cidade de Cairns, Austrália, na madrugada desta segunda-feira, 12. O piloto, único tripulante da aeronave, não sobreviveu, informaram as autoridades. Centenas de hóspedes e funcionários do hotel foram retirados do local após o acidente, que causou um incêndio no topo do prédio. As informações são da CNN.
Em comunicado, a polícia disse que recebeu relatos do ocorrido por volta das 1h50 da manhã no horário local. Imediatamente, as pessoas foram retiradas do hotel e a área foi isolada, disse a polícia, que afirmou que não houve outros feridos. A empresa de fretamento Nautilus Aviation, responsável pelo helicóptero, disse que está trabalhando com as autoridades para investigar o “uso não autorizado” de uma de suas aeronaves.
A turista Veronica Knight testemunhou o acidente. Ela estava sentada a beira-mar falando ao telefone quando viu um helicóptero voando muito baixo sobre a água. “Estava indo a toda velocidade”, disse à CNN. Depois, ele desapareceu de sua vista por alguns minutos. Em seguida, ela começou a andar para ir embora antes de ver o helicóptero voando de volta. Quando ela pegou seu telefone para filmar, o helicóptero desviou e foi direto para os prédios, atingindo o telhado do hotel segundos depois, relatou à emissora americana.
Knight disse que o helicóptero passou por cima de árvores e de outro prédio mais alto antes de atingir o telhado do hotel de sete andares.
Leia também
Em uma declaração à CNN, o DoubleTree by Hilton disse que todos os seus hóspedes (421 adultos e 50 crianças), além de dois funcionários, foram retirados com segurança - e que o hotel estava providenciando acomodações alternativas para os hóspedes na madrugada da segunda-feira, além de trabalhar com as autoridades na investigação, afirmou. A polícia declarou uma zona de exclusão na área, pedindo ao público que fique longe.
Outros órgãos envolvidos na investigação são a unidade forense de acidentes e a Agência Australiana de Segurança no Transporte (ATSB, na sigla em inglês), que enviou uma equipe ao local do acidente na segunda-feira para reunir evidências e conduzir entrevistas. A agência pediu que testemunhas com fotos ou vídeos do helicóptero entrem em contato com as autoridades por meio do site da ATSB.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.