EUA: autoridades investigam avião que ficou a apenas 160 metros do chão durante voo

Baixa altitude da aeronave gerou um alerta no aeroporto local, segundo o Guardian

PUBLICIDADE

Foto do author Marcos Furtado
Atualização:

A Administração Federal de Aviação (FAA, sigla em inglês) está investigando um voo da Southwest Airlines que desceu de 14 quilômetros de altitude para cerca de 160 metros em Oklahoma, nos Estados Unidos. A baixa altitude fez soar um alerta de perigo no aeroporto da região e assustou moradores, segundo o The Guardian.

O incidente aconteceu nos primeiros minutos da madrugada da última quarta-feira, 19. A descida gerou um alerta de baixa altitude no aeroporto local. Em vídeo compartilhado no X (antigo Twitter), o controlador aéreo questiona o piloto da aeronave: “Southwest 4069, alerta de baixa altitude. Está tudo bem aí?”.

PUBLICIDADE

O controlador de tráfego aéreo pode então ser ouvido instruindo o piloto a subir para uma altitude de mais de 914 metros. O Boeing 737 acabou pousando com segurança no aeroporto, sem feridos relatados.

“Depois que um aviso automático soou, um controlador de tráfego aéreo alertou a tripulação do voo 4069 da Southwest Airlines que a aeronave havia descido para uma altitude baixa a 14 quilômetros do Aeroporto Will Rogers World em Oklahoma City”, disse a FAA, em nota.

Publicidade

Aeronave da Southwest Airlines ficou a 160 metros do chão em Oklahama, nos Estados Unidos. Foto: Lee Powell/The Washington Post

Outros incidentes

Em maio, mais um Boeing 737 da companhia teve danos em partes de sua estrutura após realizar um “dutch roll”, quando sua cauda desliza de um lado para o outro enquanto suas asas balançam para cima e para baixo.

Outro Boeing 737 da Southwest teve uma queda de aproximadamente 1,2 quilômetros por minuto no litoral do Havaí, em abril. De acordo com um memorando distribuído aos pilotos, a aeronave desceu rapidamente para cerca de 120 metros de altitude do Oceano Pacífico.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.