Trump anuncia novo avião de guerra dos EUA e diz que inimigos ‘nunca o verão chegando’

F-47, a ser fabricado pela Boeing, é considerado um caça de sexta geração ‘letal’, segundo chefe do Estado-Maior americano

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Por John Ismay (The New York Times)
Atualização:

O presidente Donald Trump anunciou, junto com o Secretário de Defesa, Pete Hegseth, que o mais novo jato da Força Aérea dos EUA seria o F-47. Não foi dito que apelido o F-47 receberá.

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Desde o final da década de 1950, a maioria dos aviões de guerra dos Estados Unidos tem recebido nomes que indicam uma ameaça, como o F-4 Phantom e o A-6 Intruder, ou animais, como o F-14 Tomcat, o F-15 Eagle e o F-16 Fighting Falcon.

Trump é o 47º presidente dos EUA. Ele disse que 47 era “um belo número”, mas deu poucos detalhes sobre o F-47, além do fato de que a Boeing fabricaria o novo jato e que ele seria considerado um caça de sexta geração.

Trump anunciou que novo caça de guerra dos EUA se chamará F-47.  Foto: Haiyun Jiang/The New York Times

Elon Musk, que é um dos conselheiros mais próximos de Trump, disse que o Departamento de Defesa deveria comprar drones em vez de caças potencialmente mais caros.

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O chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general David W. Allvin, também estava na entrevista e disse mais tarde em uma declaração que o F-47 era “um salto monumental para garantir a superioridade aérea dos Estados Unidos nas próximas décadas”.

Ele acrescentou que o F-47 seria “o caça mais avançado, letal e adaptável já desenvolvido - projetado para superar, manobrar e derrotar qualquer adversário que se atreva a desafiar nossos bravos aviadores”.

Trump disse que uma versão experimental do avião estava voando havia quase cinco anos.

O quão avançado ele é?

Se o F-47 cumprir as promessas do presidente, ele poderá muito bem ser o avião de combate mais avançado do mundo. A Rússia e a China estão trabalhando em seus próprios aviões de guerra de sexta geração, assim como grupos de nações europeias.

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“Conhecemos todos os outros aviões”, disse Trump. “Eu vi cada um deles e não chega nem perto. Este é o próximo nível.”

“Você sabe, o nível cinco é bom”, acrescentou Trump, em aparente referência à categorização dos militares dos EUA do F-22 e do F-35 como aviões de guerra de quinta geração. “Este é o nível seis.”

Em sua declaração, o general Allvin reconheceu que o F-47 seria “o primeiro caça de sexta geração com tripulação do mundo”.

Qual é a velocidade do avião?

Os generais e almirantes há muito tempo valorizam a velocidade como uma métrica do desempenho de seus caças, embora a furtividade e a capacidade de voar distâncias maiores com motores mais eficientes em termos de combustível também tenham se tornado fatores importantes.

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“Sua velocidade é máxima: ‘mais de dois’, algo que não se ouve com frequência”, disse Trump sobre o F-47, em uma aparente referência ao Mach 2, ou duas vezes a velocidade do som, que os jatos militares dos EUA atingiram pela primeira vez em 1953. O avião de reconhecimento SR-71 Blackbird, que começou a voar no início da década de 1960 e foi aposentado na década de 1990, podia voar a mais de Mach 3.

De acordo com a Força Aérea, o F-22 bimotor pode voar acima de Mach 1,5 e atingir Mach 2, enquanto o F-35 monomotor pode atingir Mach 1,6.

Quanto custará e quantos deles existirão?

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O presidente se recusou a dizer quanto custaria cada F-47, mas a declaração do general Allvin indicou que ele seria mais barato do que o F-22 Raptor. De acordo com um informativo da Força Aérea, o serviço tem 183 Raptors, cada um com preço de US$ 143 milhões.

E quanto à sua furtividade?

Trump disse que o F-47 seria “praticamente invisível”. Ele acrescentou que teria “uma potência sem precedentes, é o mais potente de todos os jatos desse tipo já fabricados”.

“Os inimigos dos Estados Unidos nunca o verão chegando”, disse ele diante de repórteres e câmeras de TV.

Os Estados Unidos têm usado aeronaves furtivas em combate desde a primeira Guerra do Golfo, em 1991 - com o F-117 Nighthawk, que voou pela primeira vez em 1981, liderando o ataque a Bagdá.

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Trump afirma que F-47 pode atacar inimigos sem que eles saibam "o que diabos os atingiu". Foto: Haiyun Jiang/The New York Times

Durante a campanha de bombardeio liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nos Bálcãs em 1999, outra aeronave furtiva, o bombardeiro B-2 Spirit, entrou em combate pela primeira vez. Pouco tempo depois, as forças sérvias abateram um F-117, provando que as aeronaves furtivas ainda eram vulneráveis.

Quanto ao novo avião de guerra, Trump disse que esperava que ele nunca tivesse que ser usado em uma guerra. “Mas você precisa tê-lo”, acrescentou, “e se isso acontecer, eles não saberão o que diabos os atingiu”.

Quais tipos de armas o F-47 carregará?

Nem o presidente, nem o general Allvin forneceram detalhes sobre os armamentos do F-47. Mas todos os aviões de guerra furtivos que o Departamento de Defesa colocou em serviço têm uma característica semelhante: para torná-los menos visíveis ao radar, eles foram projetados para transportar mísseis ou bombas em compartimentos internos.

No caso do F-22, que foi projetado no final da Guerra Fria exclusivamente para abater jatos soviéticos, isso limitou o número de mísseis ar-ar que ele pode carregar. Posteriormente, a Força Aérea projetou uma bomba de pequeno diâmetro, pesando 250 libras - cerca de 113 kg -, que poderia caber dentro do Raptor, permitindo que ele atacasse alvos no solo.

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O F-35 pode transportar um punhado de mísseis e bombas internamente sob cada asa, mas também pode transportá-los externamente se o máximo de furtividade não for necessário para a missão.

O bombardeiro B-2, entretanto, pode transportar cerca de 18 toneladas de bombas internamente. A Força Aérea ainda não informou quantas bombas seu substituto, o furtivo B-21 Raider, carregará.

Qual é a aparência do F-47?

Isso não está claro. No Salão Oval na sexta-feira, imagens marcadas como “F-47″ foram exibidas em suportes em ambos os lados da mesa de Trump.

Aparência exata do F-47 ainda não revelada, nem os custos para a fabricação do novo caça.  Foto: Haiyun Jiang/The New York Times

À direita do presidente, uma foto mostrava o avião no chão sob uma grande bandeira dos EUA, com um nariz triangular e achatado sobre o trem de pouso dianteiro. A cabine do piloto era preta espelhada e as asas pareciam estar ligeiramente viradas para cima. O restante da aeronave estava encoberto pela escuridão acima e pela fumaça cinematográfica abaixo.

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A imagem à esquerda de Trump parecia ser uma representação artística de um F-47 emergindo de uma nuvem.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

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