Avião da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas cai no Cazaquistão; aeronave é fabricada pela Embraer

A aeronave, um Embraer 190, saiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino à Grósnia, na Rússia

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um avião comercial da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros (confira lista abaixo) e cinco tripulantes, caiu na manhã desta quarta-feira, 25, na cidade de Aktau, no Cazaquistão. Trinta e oito pessoas morreram, segundo o vice-primeiro-ministro do país, citado pela imprensa local.

Mais de 50 socorristas atuaram na local no acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. O número de pessoas a bordo foi confirmado pela companhia aérea através de um comunicado publicado no Instagram. Entre eles haviam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos, segundo informações do Ministério dos Transportes do Cazaquistão.

O Embraer 190, de matrícula J2-8243, transportava 62 passageiros e cinco tripulantes de Baku, capital do Azerbaijão, a Grósnia, na Rússia Foto: Azamat Sarsenbayev/AP

PUBLICIDADE

O Ministério de Emergências do Cazaquistão disse em comunicado que bombeiros apagaram um incêndio ocorrido no local do incidente. Segundo eles, os sobreviventes, incluindo duas crianças, foram socorridos e levados para um hospital próximo, enquanto os corpos dos mortos ainda eram resgatados.

A imagem mostra uma área desértica com um helicóptero pousado em primeiro plano. Ao fundo, há vários veículos estacionados e um grupo de pessoas reunidas. O céu está nublado, e a paisagem é predominantemente árida, com pouca vegetação visível.

Publicidade

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o avião pegando fogo ao atingir o solo e, em seguida, uma espessa fumaça preta subindo. Passageiros ensanguentados e machucados podem ser vistos cambaleando em um pedaço da fuselagem que permaneceu intacto.

O Embraer 190, de matrícula J2-8243, saiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o avião fazendo voltas no ar com o trem de pouso aberto enquanto perde altitude. A aeronave colide com o solo de barriga e em seguida vê-se uma explosão.

A Azerbaijan Airlines confirmou que o avião Embraer 190, cujo voo tinha o número de J2-8243, voava de Baku para Grozni, na Tchetchênia, Rússia, mas foi forçado a fazer um pouso de emergência a 3 km quilômetros de Aktau, cidade que fica na margem oposta do mar Cáspio em relação ao Azerbaijão e à Rússia.

“Informações adicionais sobre o incidente serão fornecidas ao público”, diz nota da empresa aérea.

Publicidade

Autoridades locais também disseram que uma comissão governamental foi criada para investigar o incidente e que enviarão funcionários ao local da queda para dar apoio às famílias dos mortos. O Cazaquistão cooperaria com o Azerbaijão na investigação, disse o governo cazaque.

A queda do avião ocorreu pouco depois de ataques de drones atingirem o sul da Rússia. Um funcionário do aeroporto de Makhachkala, na Rússia, na costa leste do Cáspio, o terminal russo mais próximo de onde o voo desapareceu do rastreamento, disse à agência Reuters que o terminal ficou fechado ao tráfego aéreo por várias horas na manhã de quarta-feira.

Sites de rastreamento de aviões comerciais mostram que a aeronave voou para o norte ao longo da costa oeste, cumprindo sua rota programada até que sua trajetória deixasse de ser registrada. A aeronave então reapareceu na costa oposta, no leste, onde circulou perto do aeroporto de Aktau antes de cair.

A agência de aviação da Rússia disse em nota que informações preliminares sugeriam que o piloto decidiu fazer um pouso de emergência após uma colisão com pássaros.

Publicidade

Após o acidente, Ilham Aliiev, presidente do Azerbaijão, decidiu retornar da Rússia, onde deveria participar de uma cúpula nesta quarta, informou a agência de notícias russa RIA.

Ramzan Kadirov, o líder da Tchetchênia apoiado pelo Kremlin, expressou suas condolências em um comunicado. Nele, disse que os sobreviventes levados para hospitais estão em condições extremamente graves e que reza pela rápida recuperação deles.

O presidente russo, Vladimir Putin, por sua vez, lamentou o acidente aéreo ao falar diretamente com Aliiev, disse Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.

“Infelizmente, o presidente do Azerbaijão, Aliiev, foi forçado a deixar São Petersburgo. Putin já ligou para ele e expressou suas condolências em relação ao acidente do avião em Aktau”, afirmou Peskov. “Sentimos profundamente por aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente de avião e desejamos uma rápida recuperação a todos aqueles que conseguiram sobreviver.”

Publicidade

Lista de passageiros do voo AZAL J2-8243 Baku-Grósnia:

  1. Agayev Ramin
  2. Ahmadov Rashad
  3. Alimirzayeva Khadija
  4. Alimirzoev Ali
  5. Aliyev Zamin Idris
  6. Angbazova Maleyka
  7. Arsbayeva Ceyran
  8. Arsbayeva Madina
  9. Rinat Asanov
  10. Atsayeva Zaira
  11. Babayev Anar
  12. Bayramova Leila
  13. Bayramzade Ayhan
  14. Jamila Bislieva
  15. Devrishov Samir
  16. Devrishov Tofik
  17. Erlan Junushaliyev
  18. Ediev Uvais
  19. Eganov Mohammadali
  20. Evstigneeva Kristin
  21. Filiev Ramadã
  22. Gadyrov Heydar
  23. Gistarov Ibrahim
  24. Gistarov Rashid
  25. Mominat Gogamova
  26. Gurbakhov Hamzat
  27. Iandarov Arbi
  28. Ibrahimov Ramin
  29. Narmina Igidova
  30. Ismailov Ismail
  31. Ismayilov Habib
  32. Jafarov Togrul
  33. Jalilov Nizami
  34. Arif Jarayev
  35. Jarayev Hajibrahim
  36. Carayev Mahir
  37. Ceerov Khizri
  38. Ceerova Salihat
  39. Jumagulov Bauyrcan
  40. Jutayeva Salima
  41. Khalayeva Hafiset
  42. Kostiyev Ibrahimkhan
  43. Galina Maksudova
  44. Mamedov Zaur
  45. Mehdiyev Yadigar
  46. Mustafayev Faig
  47. Leila Omarova
  48. Osmonov Tilek
  49. Papakhov Mahammad
  50. Rakhimov Subkhonkul
  51. Sadigov Goshgar
  52. Saidullayev Zinatul
  53. Shabanova Vafa
  54. Shaimardanova Gauk
  55. Siracov Nurullah
  56. Siracova Muslimat
  57. Tulesshinov Sandibek
  58. Tutunchiyev Mahmud
  59. Ubaev Arbi
  60. Yeznayeva Rana
  61. Jamalullail Medin
  62. Jumaqat Eldar

/Com informações de AP e AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.