Um voo da Austrian Airlines pousou em segurança em Viena depois que uma forte tempestade de granizo arrancou grande parte do cone do nariz do avião e deixou as janelas da cabine cheias de rachaduras. O voo OS434, em um Airbus SE A320 de 23 anos, se deparou com a tempestade depois de deixar Palma de Maiorca às 15h55 do domingo, 9, informou a AirLive, que rastreia emergências na aviação, em seu site.
Fotos postadas online mostraram o radome do nariz, a concha aerodinâmica que cobre a frente do avião, quase totalmente arrancada, deixando a antena do radar do jato exposta, e o entorno cheio de marcas onde as pedras de granizo atingiram. As duas janelas que ficam na frente dos pilotos foram fortemente danificadas, mas permaneceram no lugar. Nenhum passageiro ficou ferido.
As aeronaves são construídas para resistir a situações climáticas severas, o que inclui granizo, raios e turbulência. O impacto do clima tem sido observado com mais atenção após episódios nas últimas semanas, como o que ocorreu com um voo operado pela Singapore Airlines, que passou por uma turbulência severa e caiu quase 2 mil metros em poucos minutos - um britânico de 73 anos morreu e dezenas de outros passageiros ficaram feridos.
Leia também
No incidente do último domingo, os pilotos austríacos declararam emergência e pousaram em segurança em Viena, informou a companhia aérea em uma publicação na rede social X.
“O avião encontrou uma célula de tempestade ao se aproximar de Viena, que, segundo os pilotos, não era visível no radar meteorológico”, disse a companhia aérea. “Com base na avaliação atual, o granizo danificou as janelas da cabine, o nariz do avião e alguns painéis.” / COM REPORTAGEM DE BLOOMBERG/WP
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.