Biden tenta reagir a derrota em debate com discurso duro contra Trump na Carolina do Norte

Falando com uma grande multidão, democrata reconheceu que ‘não debate tão bem quando costumava’ e afirmou que rival republicano irá ‘destruir democracia’ dos EUA

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

WASHINGTON - No dia seguinte ao debate que alimentou a especulação sobre sua aptidão para um segundo mandato e provocou um momento de crise para os democratas, Joe Biden encontrou-se com apoiadores na Carolina do Norte nesta sexta-feira, 28, e fez um dos discursos mais contundentes de sua campanha, acusando furiosamente o ex-presidente Donald Trump de ser um criminoso.

Falando com uma grande multidão, Biden, de 81 anos, tentou rechaçar os céticos que surgiram após o debate contra o rival republicano na noite de quinta-feira, 27, quando Biden pareceu pouco claro, confundindo palavras e dados e tendo dificuldades para completar respostas. No comício, o democrata reconheceu que ele não “debate tão bem quanto costumava” e confrontou diretamente as perguntas sobre sua idade, dizendo que “sei que não sou um homem jovem, para dizer o óbvio”.

PUBLICIDADE

“Eu não falo tão fluentemente quanto antes”, ele disse em meio a gritos de aprovação da multidão em um hangar de parque de diversões. “Mas eu sei o que eu sei. Eu sei como dizer a verdade. Eu sei o que é certo e o que é errado. E eu sei como fazer esse trabalho. Eu sei como fazer as coisas.”

No comício em Raleigh, Carolina do Norte, o democrata ainda disparou contra seu oponente: “A escolha nesta eleição é simples”, disse Biden. “Donald Trump vai destruir a nossa democracia. Eu vou defendê-la.”

Publicidade

O presidente dos EUA, Joe Biden, fala em comício de campanha pós-debate em Raleigh, Carolina do Norte, onde se defendeu das críticas sobre sua performance e atacou Trump. Foto: Allison Joyce/Getty Images via AFP

A interrupção de uma resposta de Biden e comentários errantes, particularmente no início do debate, alimentaram preocupações de até mesmo membros de seu próprio partido de que ele não está à frente para a tarefa de liderar o país por mais quatro anos. Isso criou um momento de crise para a campanha de Biden e sua presidência, já que membros de seu partido flertaram com potenciais substitutos e republicanos costumam usar a idade de Biden como uma das principais armas para tentar desqualificar o candidato./NYT e AP.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.